Topo

Sabonetes de limpeza facial ajudam a controlar a oleosidade no verão

Andrea Giusti

Do UOL, em São Paulo

26/12/2014 07h00

A rotina de cuidados com o rosto deve ser ainda mais intensa durante o verão. Com os dias quentes, a pele  tende a ficar com aparência brilhante e o aumento do uso do filtro solar também contribui com a oleosidade. "Fazer a limpeza correta da pele é fundamental; garante viço, brilho e aspecto saudável", explica a dermatologista Thais Pepe.

Além de limpar, os produtos disponíveis no mercado passaram a exercer ainda mais funções. Alguns sabonetes prometem combater a acne, evitar manchas e controlar a textura da face. Para as mulheres que não abrem mão de se maquiar diariamente, a dermatologista orienta uma etapa a mais na limpeza. "Usar maquiagem não é prejudicial para a pele, porém é preciso removê-la totalmente com demaquilante. Prefira produtos específicos para as áreas dos olhos e rosto. Depois, lave normalmente utilizando o sabonete de sua preferência". Dormir sem retirar a maquiagem usada ao longo do dia pode causar irritação.

Os novos PADs de limpeza, esfoliação e tonificantes também são indicados para fazer a assepsia do rosto. Mas, segundo a profissional, só devem ser usados duas ou três vezes na semana, pois contêm maior quantidade de agentes esfoliantes e podem causar ressecamento ou esbranquiçamento da pele.

Rotina básica

Para começar,  lave a pele com sabonete indicado para seu tipo de pele, que pode ser seca, oleosa ou mista. "O sabonete facial é a primeira etapa no cuidado e não deve ser pulada. Os ativos ajudam a preparar a pele para todos os outros cremes que virão a seguir. O uso é diário, pela manhã e à noite", ensina a dermatologista Carla Vidal.

Quando o assunto é a escolha do produto, Thais dá a dica. "Vale usar sabonete em barra, líquido ou em gel, o que tiver melhor adaptação para você. Sabonetes com propriedades esfoliantes também são indicados, mas com eles é preciso ter mais cuidado com a hidratação diária", orienta.

Depois de lavado, o rosto deve ser  tonificado e hidratado,  sempre usando produtos específicos para cada tipo de pele. "O tônico vai manter os poros limpos por mais tempo. Não esqueça do filtro solar sempre que transpirar em excesso ou lavar o rosto. Aplique pelo menos três vezes ao dia e por todo o rosto", finaliza Thais.