Topo

Unhas postiças são aliadas de quem deseja ficar com as mãos em dia no verão

Andrea Giusti

Do UOL, em São Paulo

02/01/2015 07h00

As férias chegaram e é nessa época do ano que os cuidados de beleza costumam ficar mais esquecidos. Além dos horários restritos nos estabelecimentos, as viagens também impedem a ida com frequência à manicure. O resultado são unhas quebradiças, ressecadas e, principalmente, sem esmalte.

As unhas postiças servem de opção para ficar com as mãos feitas sem precisar perder algumas horas dos dias livres, uma solução rápida e que não requer habilidade. "Só não é indicada em casos de problemas nas unhas, como micose, por exemplo. Ou em pessoas que já apresentaram alergia ou irritação com as colas usadas para fixar as unhas", aconselha Thamires Kina, manicure do Cosmopolish Nail Bar.

Existem três tipos de unhas postiças. As mais comuns dependem de uma cola especial que deve ser passada nas unhas naturais para, em seguida, receber as postiças. "As laváveis ou as supercolas não são indicadas, pois podem danificar as unhas", conta Thamires. Outras vêm com adesivos dupla face, que devem ser colocados nas unhas naturais antes de aplicar as postiças. Por último, os produtos mais modernos já são autoadesivos. Nesse caso, basta retirar a película que protege o adesivo na parte interna das unhas postiças e colá-las nas unhas naturais.


Como aplicar

A maioria dos produtos no mercado oferecem 24 unidades na caixinha, para atender aos mais diferentes tamanhos de unhas. Para começar, meça uma a uma em seus dedos, encaixando-as em suas unhas naturais para separar as que ficam melhores em você. "As unhas devem estar em perfeitas condições de saúde e higiene, preferencialmente curtas e polidas para diminuir ondulações", ensina Fabiana Vieira da Silva, manicure do Turquesa Esmalteria, em Santo André, na Grande São Paulo.

Algumas marcas oferecem unhas de diferentes comprimentos, para obter um resultado o mais natural possível. Você também pode lixá-las para chegar ao tamanho que prefere.

Segundo as profissionais, o segredo para durar mais tempo nas mãos são os cuidados e não a forma de fixar. "Elas podem durar entre uma e quatro semanas. No entanto, o uso de produtos de limpeza, como sabão e removedores podem danificar o acessório e diminuir o tempo de duração. Use luvas para proteger, se for lavar louça ou roupas", ensina Fabiana.

O indicado é fazer uma pausa, mesmo que seja de um dia, entre uma aplicação e outra. Assim, a unha pode respirar e ter um aspecto saudável. Escolha a cor ou a "nail art" das estampas e lance mão dessa facilidade. Com uma caixinha na mala para emergências, você pode manter o visual das mãos sempre em dia.