Topo

Fixadores de sombra e truques certeiros ajudam make dos olhos durar mais

Primer específico para a pálpebra é um aliado para manter a cor e a duração da sombra - Christian Parente/UOL
Primer específico para a pálpebra é um aliado para manter a cor e a duração da sombra Imagem: Christian Parente/UOL

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

16/02/2015 07h00Atualizada em 16/02/2015 15h04

Depois de pensar no make e fazê-lo com todo cuidado, ninguém quer que a cor da sombra perca a intensidade e que o brilho se apague algumas horas depois. Isso acontece com frequência, principalmente quando as temperaturas aumentam e a pele fica oleosa. Por isso, especialistas contam alguns segredos para o produto durar mais.

Sombra ideal
Por mais que você ame as sombras minerais e em pó solto, quando o assunto é longa duração, elas são as menos recomendadas. Isso porque, como explica Bruno Valentim, da Ophicina do Cabelo, os pigmentos podem se espalhar pelo make, caindo na área das olheiras e prejudicando o visual. Já as sombras compactas são uma boa opção quando usadas em conjunto com algum outro produto fixador. Por fim, as cremosas fazem sucesso, pois duram mais tempo na pele, mantendo o visual intacto.

Aplicação certa
A começar pela sombra em creme, o ideal é que você deposite o produto na pálpebra ao invés de espalhá-lo, de preferência com o dedo. Em seguida, para a sombra não ficar muito marcada, você pode esfumá-la. No caso da sombra em pó, é recomendado que se passe primeiro uma camada dela molhada (umedecendo o pincel para aplicar) para depois depositá-la seca por cima e, assim, esfumá-la. “Desse jeito, caso a sombra seca saia com o tempo, a aplicação com a sombra molhada deixa um fundo de cor que não compromete a maquiagem”, explica Marcia Val, maquiadora do MG Hair. Na dúvida de quais pincéis escolher, invista nos achatados para passar as sombras e nos mais cheios para esfumar.

Corretivo com segundas intenções
Ele já é o queridinho dos nécessaires, quando o assunto é camuflar olheiras, manchinhas e acne. Mas pode trazer ainda mais benefícios, principalmente com sombras compactas e em pó. “O corretivo é cremoso e a sombra, seca. Um ajuda na duração do outro. A textura cremosa pode sair apenas passando o dedo, enquanto a seca sai com a oleosidade da pele. Agora, quando uma textura cremosa é aplicada e, em seguida, a em pó, selamos o make e ele dura muito mais”, explica Elton Thadeu, maquiador do Blend Salão de Beleza, em São Paulo.

Mix de sombras
A dupla de textura seca e cremosa, para conquistar longa duração, também funciona entre sombras. Você aplica primeiro a sombra em creme e arremata com uma em pó, como aconselha o maquiador Marcio Mello, do salão Éclat, no Rio de Janeiro. Se for para usar apenas como base para a sombra em pó, você pode escolher uma sombra em creme clarinha ou até iluminadora. Ou, se preferir, pode brincar com as cores das duas para elaborar o make.

Primers para olhos
Além de todas as outras dicas, se tem uma coisa que realmente vai aumentar, e muito, a durabilidade das sombras é o uso de primers que são feitos exclusivamente para a região dos olhos. Eles preparam a pele para receber o make e, como explica Marcia Val, ajudam na fixação da sombra seca. Assim, você pode aplicá-la sem a necessidade de molhar o pincel antes. Mas são só os específicos para os olhos. Os primers indicados para o rosto todo têm a função de preparar, uniformizar e diminuir os poros da pele.

As ciladas
Nem todos os truques que você escuta por aí vão ajudar na maior durabilidade. Por exemplo, aplicar hidratante na pálpebra antes da sombra pode fazer com que ela saia ainda mais rápido que o normal, por causa da transpiração. E você ainda corre o risco dos produtos escorrerem e entrarem nos olhos. Outro passo muito comum é aplicar pó translúcido para finalizar. “Por mais delicada que você seja com o seu make, você vai apagar muito do que fez com o uso do pó. Sem contar que é uma região do rosto que geralmente é mais seca e fina. Então, aposte nas sombras secas, em pó ou compactas para finalizar”, aconselha Elton Thadeu.