Topo

Liso chapado: veja cinco dicas de cabeleireiros para uma escova perfeita

Por Livia Valim

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 07h00

Quando você faz escova nos cabelos em casa nunca consegue chegar ao mesmo resultado de uma visita ao salão? Saiba que talvez você não esteja seguindo o processo do jeito certo para seu tipo de cabelo. “Um brushing perfeito deixa os fios polidos, brilhantes e sem arrepiados”, define o cabeleireiro Charles Veiyga, do salão Boutique Beauté, em São Paulo.

Veja, a seguir, o passo a passo para conseguir um efeito profissional na escova.

Preparo
Uma escova bem feita começa na hora da lavagem. “Lave com xampu duas vezes. Os cabelos bem limpos vão segurar melhor a modelagem”, explica o cabeleireiro Ricardo Rodrigues, do Studio Higienópolis, em São Paulo. Para que o resultado seja de fios bem soltos, aplique o condicionador apenas nas pontas e, em seguida, lave novamente. “Nessa última lavagem, espalhe o xampu rapidamente. É apenas para tirar a oleosidade deixada pelo condicionador”, completa Ricardo.

Depois da lavagem, aplique uma pequena quantidade de leave-in ou protetor térmico. “Muitas mulheres erram nesse estágio, pois acham que quanto mais produto, mais fácil vai ficar de escovar. Mas o cabelo precisa de movimento para ficar natural”, diz Charles. Depois, use apenas o secador até que os fios estejam praticamente secos. Com pouca umidade, o “brushing” será mais rápido e não vai cansar tanto seus braços. “Se os cabelos forem crespos, para mudar a forma será preciso que eles estejam mais úmidos”, lembra o cabeleireiro Sandro Cassolari, de São Paulo.

Escovação
Divida os cabelos em duas partes, uma deve ficar sobre o ombro direito e a outra sobre o esquerdo. Assim, vai ficar mais fácil de esticar os fios, trazendo-os para a frente. Se o cabelo for curto, o processo deve ser feito do topo da cabeça para baixo. Cada tipo de cabelo exige truques diferentes:

Lisos - Prefira escovas grandes, que vão levantar a raiz e aumentar a durabilidade do penteado. “A escova do tipo raquete pode ser usada para dar volume na raiz ou em cabelos curtos, que não têm comprimento suficiente para serem enrolados na escova redonda”, ensina Ricardo. Levante a raiz com a escova enquanto passa o secador a uma distância de pelo menos dois dedos dos fios. Em seguida, segure a mecha por cima da escova e deslize até a ponta. Basta passar o secador uma vez em cada mecha para conseguir o efeito polido.

Ondulados - Para alisar e manter o movimento, escolha as escovas médias. “Os modelos térmicos, que têm o fundo de metal, ajudam a manter o calor e deixam o processo mais rápido”, sugere Charles. Se os fios forem grossos, prefira uma escova que agarre bem na hora de deslizar as mechas. Você provavelmente vai precisar esticar cada mecha duas vezes para ter os fios lisos, sem perder o balanço.

Crespos - As escovas de cerdas naturais são as ideias para esse tipo de cabelo, de preferência as redondas de cerdas firmes. Enrole uma mecha na escova e estique enquanto aplica o calor do secador. Repita na mesma mecha até perceber que o cabelo está bem seco. “Se os cabelos ficarem um pouco úmidos depois da escova, eles vão ficar com frizz em minutos”, alerta Charles.

Pós-escova
Borrife um spray fixador nos fios, para que a escova dure mais tempo. Se mesmo seguindo todas as dicas você continuar com o frizz, talvez seja hora de cortar o cabelo. “A porosidade e os fios danificados dificultam o resultado. Reparadores de pontas, silicones e óleos maquiam o problema, mas não por muito tempo”, diz Sandro.