Topo

Aplicação e quantidade corretas ajudam a estender o efeito do xampu a seco

Xampu a seco pode adiar a lavagem dos fios sem comprometer o visual - Getty Images
Xampu a seco pode adiar a lavagem dos fios sem comprometer o visual Imagem: Getty Images

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

06/04/2015 13h58

Uma alternativa para controlar a oleosidade e disfarçar aquele aspecto sujo dos fios é a utilização de xampu a seco. Utilizado em dias intercalados com as lavagens convencionais, o produto representa uma saída prática para aqueles dias em que você acorda com pressa ou atrasada para o trabalho, sem tempo para lavar, secar e escovar as madeixas, ou até para quando aparece um compromisso de última hora e você está despreparada.

“O xampu a seco é um spray que tem como principal função absorver a oleosidade dos fios, neutralizar odores e estender o efeito da escova por mais tempo. Funciona como se fosse um talco, sem deixar resíduos”, explica Rodrigo Nunes Frare, coordenador de educação da Redken.  

Para aproveitar todo potencial do xampu a seco o uso deve seguir algumas regras de aplicação. “O uso equivocado do produto pode proporcionar o resultado inverso, deixando os fios mais oleosos e pesados”, afirma Bruna Freitas, cabeleireira do salão House of Beauty, em São Paulo. Fora que, quando usado em excesso, pode comprometer a saúde do couro cabeludo. “A utilização do xampu a seco em excesso ou em total substituição à limpeza convencional pode provocar irritações, coceira e até caspa”, alerta a engenheira cosmética Yara Terezinha Turolla.

Abaixo, confira algumas dicas práticas de aplicação e potencialize o efeito do xampu a seco.

Teste alérgico
Antes de começar a usufruir as maravilhas que o produto é capaz de proporcionar, é preciso realizar um teste alérgico em uma pequena área da nuca ou do pulso e aguardar por até 72 horas. “Se não houver reação de avermelhamento, irritabilidade ou coceira no local, provavelmente o produto poderá utilizado sem causar qualquer sensibilização no couro”, destaca Carla Marçal. A médica também não indica a utilização em crianças menores de 12 anos ou por pessoas com histórico de alergia e que possuam hipersensibilidade reacional a outros cosméticos ou ativos que causem dermatite de contato.

Deu branco
Após a aplicação do spray, é comum os fios ficarem com um aspecto esbranquiçado. Isso pode ser reflexo de uma aplicação incorreta. A chave para que isso não aconteça está na combinação da distância com a quantidade de produto utilizado. “É muito importante obedecer a distância do spray em relação ao couro cabeludo, que deve ser de 10 a 15 cm, podendo variar de acordo com as instruções contidas no rótulo da embalagem”, ensina Cesar Augusto Andrade Silva, embaixador da L'Oréal Professionel.

Outra sugestão é empregar levemente o secador para que o excesso seja removido antes da escovação, porém os fios podem ficar elétricos, com frizz. Nesse caso, basta reaplicar o xampu a seco. “De qualquer maneira, um xampu seco de boa qualidade não formará a película branca, pois a matéria prima ao absorver a oleosidade torna-se transparente”, comenta Yara Terezinha Turolla.

Direção e quantidade correta
A posição do spray tem papel fundamental no resultado. O produto deve ser sempre direcionado na vertical ou no máximo a 45°, em relação ao couro cabeludo. “Todo spray funciona melhor nesta posição, correndo o risco de obstruir a saída do produto se utilizado na posição horizontal, por exemplo”, recomenda Rodrigo Nunes Frare.

Lembre-se ainda de agitar a embalagem em posição vertical antes de borrifá-lo, para melhor aproveitamento do conteúdo. Outra dica para potencializar sua ação é separar o cabelo em pequenas porções. “Divida os cabelos em mechas para que o produto se concentre nas raízes. Porém, não se esqueça de que é um efeito paliativo, uma maquiagem nos fios excessivamente oleosos e que não haverá um resultado milagroso”, enfatiza Debora Melro, hairstylist do Studio W Iguatemi.

Embora não haja nenhuma proibição na aplicação do xampu a seco antes de dormir para acordar com os fios lindos, leves e soltos, existe a questão do aumento do tempo com o qual as sustâncias da fórmula ficarão em ação. Além disso, o atrito da cabeça com o travesseiro e a transpiração durante a noite acabam anulando a eficácia. Soma-se a isso o fato de que as glândulas sebáceas trabalham nesse período. Por essa razão, os profissionais indicam a aplicação do produto pela manhã, antes de sair de casa para os compromissos. Para melhor efeito, deixe o produto uns dois minutos nos cabelos antes de penteá-los.