Topo

Currículo da beleza: Débora Bloch mantém pele e cabelo à prova do tempo

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

20/05/2015 14h59

Débora Bloch construiu uma carreira de sucesso com personagens marcantes, como Ana Machadão, da novela “Cambalacho” (1986), e com suas participações no humorístico “TV Pirata” (1988). Para transitar de um papel a outro, a atriz, que está atualmente no ar com a personagem Lígia na trama global das seis “Sete Vidas”, já passou por diversas transformações no visual, mas os cachos marcados viraram sua marca registrada. Dos fios crespos, da década de 80, às ondas largas à base de modelador, Débora manteve um look coerente e é referência de mechas bem tratadas e estilizadas.

Curto ou longo, mas sempre cacheado
Na hora de valorizar as ondas, Marcelo Brito, cabeleireiro do salão Studio Tez, em São Paulo, ensina que os fios precisam ser desfiados ou repicados para conquistar o volume e o movimento que compõem o atual look da atriz. “Um corte como o long bob é ideal para criar esse efeito”, diz. Para dar vida à Lígia, a atriz adotou o novo médio queridinho das famosas e, segundo o cabeleireiro, ela acertou novamente. “Além de valorizar os cachos, o long bob favorece o formato quadrado do rosto dela. Um corte curto ou longo cai bem, mas o médio cria um ar moderninho”, explica o profissional.

Outra característica da atriz é o ruivo natural, que variou de tom com o passar dos anos. “O tom de pele de Débora pede cabelos dourados acobreados ou variações de marrons, amendoados ou mel. Entretanto, as cores mais claras tendem a deixá-la pálida”, diz Marcelo Brito.

Pele bem tratada
Aos 51 anos, Débora mantém uma rotina de beleza para conservar a aparência jovial. Ela recorre a tratamentos a laser, não esquece do filtro solar e, embora não tenha gostado do resultado, já experimentou aplicação de botox. “Uma pele bem tratada faz toda a diferença na hora de maquiar. Para valorizá-la é preciso usar primer para preparar a pele e creme para olhos, pois essa região é a mais ressecada do rosto e precisa de muita hidratação”, explica Elton Thadeu, maquiador do Studio Tez, em São Paulo. Base hidratante e pouco pó compacto também são recomendados para peles mais maduras, pois evitam que as linhas de expressão fiquem acentuadas.

Outro cuidado em relação à área dos olhos diz respeito às cores. “Tons escuros tendem a envelhecer, principalmente em uma pele mais clara como a dela”, explica o maquiador. “Olhos muito marcados evidenciam as rugas. A região também pede cuidado com produtos cintilantes, assim como com o iluminador”, diz Elton Thadeu. Já para um look mais vibrante, Débora costuma usar batom vermelho de textura cremosa. “Ela sempre está com nuances de ruivo ou marrom nas mechas. Por isso, os batons vermelhos ficam muito bem nela, especialmente os mais abertos. Só não recomendo os laranjas e muito rosados. Nude e vinho também podem fazer parte da lista de apostas”, sugere o profissional.