Topo

Manicures revelam quais são as preferências masculinas no salão de beleza

Homens preferem eliminar a cutícula e não gostam de aplicar base nas unhas - iStock
Homens preferem eliminar a cutícula e não gostam de aplicar base nas unhas Imagem: iStock

Simone Ota

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 16h08

Apesar de não ser comum seguirem modinhas, como unhas decoradas ou escolher a cor do momento, os homens também têm suas preferências na hora de fazer a mão. “Diferentemente das mulheres, eles são mais focados em higiene do que em estética e suas visitas ao salão de beleza são bem mais espaçadas, a cada 15 ou 20 dias, pois aproveitam que vão cortar o cabelo para fazer as mãos e os pés”, diz a manicure Leila Rosa, do Garagem Barba Cabelo & Bem-Estar, em São Paulo.

Concorda com ela a manicure Dinalva Coelho, do salão Águas de Ipanema, no Rio de Janeiro. “Os homens de hoje não gostam de base, pois ficam incomodados com o brilho excessivo e feminino do produto. Tanto é que não se interessam nem pela versão fosca”, revela. “Pesa, também, o fato de que, com o passar dos dias, a base ganha um aspecto envelhecido, feio e que não tem nada a ver com a sensação de limpeza que eles procuram”, acredita Leila.

Empurrar ou tirar a cutícula?
Com certeza, a ala masculina prefere eliminar a pele com alicate, mas apenas o excesso que fica depositado nos cantos. “Ao contrário das mulheres [que gostam de deixar a unha funda de tanta pele que removem], os homens pedem para tirar o suficiente para não soltar a tal da ‘pelinha’, que se for puxada pode machucar e até sangrar”, afirma a manicure Mary Carvalho, do Studio Tez, em São Paulo.

Já na hora de aparar as unhas, a grande maioria pede para usar o cortador, porém, a lixa sempre vem na sequência. “Eles gostam do acessório para dar acabamento, pois quanto mais curtas e com os cantos arredondados, melhor”, conta a manicure Neide Santos, do Hi Salão, em São Paulo. “Isso facilita a higiene e o acesso ao teclado do smartphone e do computador”, completa Leila Rosa.

Toque final
A lixa de polimento, que é passada sobre a unha para deixá-la lisa, uniforme e com um brilho discreto, não é unanimidade entre a ala masculina. “Normalmente, são os mais velhos que pedem”, diz Mary Carvalho. 

O calcanhar também recebe tratamento especial, ora com esfoliante suave ora com lixa fina. “Como os homens vivem de meia e sapato fechado ou tênis, o pé deles é muito mais liso, macio e hidratado do que o das mulheres, que adoram calçados abertos, como sandália, sapato de salto alto e rasteirinha”, afirma Neide Santos. É por essas e outras razões, como a ausência de esmalte, que a manicure leva cerca de 20 minutos para fazer um pé masculino e quase o dobro do tempo para aprontar um feminino.

Mas os cuidados não param por aí. “A clientela masculina aproveita o momento da manicure para desestressar, por isso não abre mão de uma boa massagem relaxante nos pés”, revela Dinalva Coelho. Segundo a manicure Leila Rosa, o pedido também é comum no Garagem Barba Cabelo & Bem-Estar, mas a clientela não gosta de cremes muito perfumados ou que deixem a pele melada. “A fragrância tem que ser neutra e o toque, seco. Caso contrário, eles reclamam”, finaliza.