Topo

Especialistas listam dez principais erros cometidos na hora de se maquiar

Truques práticos de maquiagem ajudam a produzir um visual arrasador - iStock
Truques práticos de maquiagem ajudam a produzir um visual arrasador Imagem: iStock

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 17h35

Na hora de se maquiar sozinha, é preciso ficar atenta para não reproduzir erros clássicos. O primeiro passo para que tudo dê certo é comprar produtos de boa qualidade, armazená-los como recomenda a embalagem e usar apenas o que ainda está dentro do prazo de validade. Para ajudá-la a descobrir se está fazendo algo errado, o UOL Beleza conversou com especialistas e reuniu algumas dicas úteis para evitar deslizes.

1) Produtos vencidos
O uso de maquiagem vencida pode causar irritação, alergia, dermatite e acne, entre outros problemas. "Fique atenta às alterações na aparência [do produto], na consistência e no cheiro dos produtos. A qualquer sinal de mudança, faça o descarte mesmo que esteja na validade", alerta a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, de São Paulo.

2) Pegar maquiagem emprestada
Segundo Valéria, a maquiagem é pessoal e intransferível. "Compartilhar é um mau hábito que, além de não ser higiênico, pode trazer riscos para a saúde tanto de quem empresta quanto de quem usa. Através da maquiagem, é possível contrair doenças como a conjuntivite viral, terçol, herpes, furúnculo e candidíase", adverte a médica.

3) Filtro solar
O procedimento correto é aplicar o filtro adequado para seu tipo de pele cinco minutos antes começar a maquiagem. "Se preferir, é possível escolher cosméticos já com proteção solar, mas ela deve possuir proteção UVA e UVB", indica Valéria Marcondes.

4) Base de tom errado da pele
Escolher a base errada faz com que o visual perca a naturalidade. "É melhor testar a cor na altura do maxilar, pois é a região do rosto que menos apresenta alteração no tom de pele", conta a maquiadora Carla Biriba, da agência Bliss Me, no Rio de Janeiro. "Quando a base é muito mais clara que o tom da pele, ela deixa um aspecto abatido. Quando é mais escura, envelhece", completa a maquiadora Ester Ganev, de São Paulo. 

5) "Panda invertido"
Isso acontece quando se aplica muito corretivo na região dos olhos em tom mais claro que o da pele, contrastando com a base e o pó utilizados no rosto. "O ideal é investir em um tom de corretivo mais próximo da cor da pele", ensina a maquiadora Carolina Bicudo, da Bliss Me, em São Paulo.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/beleza/quiz/2014/06/15/o-que-sua-maquiagem-diz-sobre-voce.htm')

6) Errar na sombra dos olhos
Os tons claros do produto aumentam e os escuros diminuem o olhar. Quem possui olhos grandes e quer usar sombra prateada, branca ou com brilho, deve lembrar que elas vão aumentar ainda mais o olhar. "O segredo é usar no lugar uma sombra escura ou média. Se os olhos são pequenos, é legal fazer o contrário", recomenda Elton Thadeu, maquiador do salão Blend Your Mind, em São Paulo.

7) Esquecer de corrigir as sobrancelhas
Corrigir as sobrancelhas é um detalhe importante, pois elas emolduram o rosto e até ajudam a rejuvenescer o olhar. "Depois de cobrir as falhas com sombra marrom ou grafite, é preciso penteá-las para cima. Cuidado apenas para não escurecê-las demais e deixar o visual pesado", avisa Ester Ganev.

8) "Blush chinelada"
"Para dar profundidade ao rosto, optar por blushes em tons terrosos é a melhor saída para simular uma sombra natural. Se a mulher faz isso usando um tom muito rosado e ainda exagera na quantidade, além de deixar o rosto mais amplo, o resultado pode parecer uma alergia ou uma chinelada", alerta Carolina Bicudo.

9) Nariz rosado
Evite aplicar blush rosado no nariz. "Em vez de conferir um efeito de saúde, a impressão pode ser de que a mulher está com gripe ou alergia", avisa Juliana Rakoza, maquiadora do Studio W Iguatemi, em São Paulo. No entanto, dependendo da quantidade, o truque dá um ar de saúde.

10) Batom escuro borrado
Quando o produto é muito cremoso, ele pode acumular e escorrer ao redor dos lábios. "Uma dica é usar primer de lábios e lápis de contorno para delimitar e ‘segurar’ o batom. Caso apareça algum borrão, conserte usando corretivo", diz Juliana Rakoza. “Beijar um lenço de papel logo depois de passar o batom também previne dentes manchados com o cosmético", completa Ester Ganev.