Topo

Seis razões para você investir em creme com fórmula enriquecida de retinol

iStock
Imagem: iStock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

23/06/2015 10h17

O retinol é um dos derivados da vitamina A que, quando fornecida à pele, desempenha um papel importante no processo de renovação celular e desencadeia outros benefícios importantes para a saúde e a beleza. “Tanto é verdade que a deficiência de vitamina A no organismo, ocasionada pelo baixo consumo do nutriente na alimentação, afeta a estrutura da pele”, explica Cristina Vendruscolo, cientista da ROC, marca de dermocosmético da Johnson & Johnson, que há mais de 27 anos emprega o retinol como o ativo principal de uma de suas linhas.

Não à toa, o retinol é um dos componentes mais estudados e pesquisados mundialmente até hoje. Seu uso em algumas fórmulas reduz rugas, linhas finas e promove melhora no viço e na textura da pele. Essas vantagens fazem com que dermatologistas do mundo todo sejam unânimes ao apontar esse ingrediente como um dos mais eficazes no tratamento anti-idade.

Cuidado com os efeitos colaterais
Ao mesmo tempo em que é um ingrediente de "ouro" para frear os danos na pele, o retinol é um ativo que pode causar irritação, descamação e piora das manchas se for usado de forma inadequada.

Por isso, principalmente em períodos de muito sol, cuidados extras como a suspensão do produto ou a diminuição da concentração são necessários -- além de ser obrigatória a aplicação de protetor solar. Também não se deve investir no ativo todas as noites, já que pode ocasionar a irritação da pele.

É importante destacar ainda contraindicação a pessoas com rosácea, pele sensível ou com muitos vasinhos. E, sim, as gestantes também devem ficar de fora do time do retinol. "Por causa dos hormônios, a mulher grávida tem uma tendência natural a ter manchas. Então, se somar melanina desregulada com irritação, as chances de manchar a pele aumentam bastante", explica a dermatologista Marcia Purceli, de São Paulo.

Conheça, a seguir, os seis principais benefícios do retinol, quando aplicado na fórmula de cremes e séruns faciais, todos comprovados cientificamente.