Topo

Hit entre famosos, máscara facial descartável tem efeito imediato

Kelly Osbourne (à esq.), Lindsay Lohan, Luciana Gimenez e Diana Kruger são adeptas da praticidade da máscara descartável - Reprodução/Instagram
Kelly Osbourne (à esq.), Lindsay Lohan, Luciana Gimenez e Diana Kruger são adeptas da praticidade da máscara descartável Imagem: Reprodução/Instagram

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 07h00

Com uma vida cada vez mais corrida, os produtos e tratamentos de beleza mais práticos ganham vez no dia a dia de quem não tem muito tempo a perder. Fáceis de usar, as máscaras faciais descartáveis conquistam espaço na rotina de cuidados até de celebridades como Alexa Chung e Karlie Kloss, cujas agendas são disputadíssimas.  Elas e outros famosos já postaram fotos nas redes sociais usando o cosmético, despertando o interesse das aficionadas por beleza.

Este tipo de produto costuma ter rápida ação e não precisa de uma frequência diária de uso para mostrar resultados, o que agrada aos mais impacientes. Para saber como funcionam e quais são os benefícios, especialistas contam ao UOL Beleza as vantagens e desvantagens das máscaras faciais descartáveis.

Diferentes funções
O produto, de origem asiática, tem diversas finalidades. "As máscaras podem ser de efeito secativo para acne, para ajudar a fechar os poros, hidratantes, esfoliantes, calmantes, de efeito lifting, etc. Entre os ativos podem conter ácido hialurônico, vitaminas, chá verde e outros", indica a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology.

A escolha de qual variedade usar depende do efeito desejado e do tipo de pele de cada um. De acordo com a dermatologista Michele Haikal, quem procura um efeito rejuvenescedor, por exemplo, deve optar por um produto que contenha vitamina E na fórmula, cuja finalidade é antioxidante e hidratante. Entretanto, o elemento não é indicado para peles oleosas. Fórmulas adstringentes ou secativas são as mais indicadas para este tipo de cútis. O material da máscara é embebida com estes ativos. Assim que o produto é colocado sobre o rosto, os elementos são absorvidos pela pele.

Efeito Cinderela
O efeito da máscara descartável mais comum é o “efeito Cinderela”. A pele fica hidratada e iluminada instantaneamente, ideal para quem tem um evento importante e quer estar com uma boa aparência no dia. "A oclusão, que é a obstrução proporcionada entre o princípio ativo contido na máscara e a pele, faz com que a penetração seja maior e melhor ", esclarece a dermatologista Mônica Aribi, de São Paulo.

O resultado também é possível por conta do pouco tempo necessário de espera na ação do produto no rosto. De acordo com Carla Vidal, são necessários 20 minutos.

Não substitui tratamento
Apesar de serem práticas, as máscaras descartáveis não substituem o efeito de um tratamento a longo prazo com produtos receitados por dermatologistas. "São usadas para um efeito momentâneo desejado ou como complemento ", afirma Vidal.

Entretanto, o cosmético é uma opção para manter a pele saudável e com boa aparência para aqueles que não têm hábito ou paciência para passar cremes diariamente. A dermatologista Mônica Aribe diz que os mais impacientes podem usar uma máscara indicada para seu tipo de pele duas vezes por semana.

Porém, é importante consultar um especialista antes de aplicar qualquer produto no rosto para evitar problemas. "A maior contraindicação é a possibilidade de alergia que alguma substância da máscara pode causar. Gestantes e lactantes, principalmente, não devem realizar nenhum tratamento sem orientação médica", esclarece a Caroline Assed, dermatologista e assessora da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.