Topo

Tatuadora brasileira cobre cicatrizes de vítimas de violência doméstica

Do UOL, em São Paulo

08/09/2015 12h11

Sensibilizada por casos de mulheres agredidas por seus parceiros, uma tatuadora de Curitiba (PR) está oferecendo desenhos gratuitos para vítimas de violência masculina. Flavia Carvalho criou o projeto A Flor da Pele há um mês e já tem mais de 30 garotas na fila de espera. 

A ideia da iniciativa surgiu há dois anos, quando Flavia ajudou a cobrir a cicatriz de uma garota na barriga. "Ela tinha se negado a ficar com um cara na balada e ele a esfaqueou com um canivete", contou a artista em seu Facebook.

Aquela história mexeu com a tatuadora principalmente por ela mesma já ter sofrido nas mãos de um companheiro. "Quando tinha 13 anos, o meu primeiro relacionamento foi abusivo", ela falou ao programa "Fantástico", da Globo. 

Para tatuar as vítimas, a artista tem apenas algumas restrições, como não fazer desenhos de outros tatuadores ou artes que já foram feitas em outros clientes.

Assim, as tatuagens são sempre autorais e surgem das ideias trocadas entre Flavia e as mulheres. "Só de me contar as histórias delas, elas ficam super emocionadas", a artista disse em entrevista à TV.

De acordo com a tatuadora, cobrir as cicatrizes ajuda estas mulheres a superar os traumas e melhora a auto estima. "Elas ficam muito abaladas, não gostam nem de usar um short", observou. 

Além de vítimas de violência doméstica, Flavia Carvalho também tatua pessoas que passaram por mastectomia.