Topo

Cuidados diários e detox podem recuperar unhas quebradiças; veja dicas

Unhas quebradiças podem ser resultado de má alimentação, doença crônica ou fatores ambientais; entenda - iStock Images
Unhas quebradiças podem ser resultado de má alimentação, doença crônica ou fatores ambientais; entenda Imagem: iStock Images

Catarina Arimatéia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/09/2015 17h54

Unhas lascadas, fininhas e que se quebram facilmente comprometem o look e acabam com a beleza de qualquer esmalte ou nail art. Recuperá-las não é tarefa complicada, mas exige tempo, paciência e cuidados especiais. Porém, antes de procurar os salões para tentar reverter o problema, é importante saber se a fragilidade é causada por fatores internos ou externos. Neste caso, consultar um dermatologista é o caminho mais curto para voltar a ter unhas saudáveis.

Doenças cardíacas e pulmonares, além de distúrbios da tireoide e carência de vitaminas, como a biotina, que faz parte do complexo B, podem ser alguns dos fatores internos da unha quebradiça.

Outro aspecto importante é a alimentação. “Uma das maiores causas de unhas fracas é a desnutrição”, fala a médica Luciana Conrado. Quem faz dietas com frequência corre de sofrer com o problema. Diabete, alteração ou distúrbios metabólicos e deficiência de zinco, selênio e manganês também interferem no crescimento das unhas.

E, claro, há os fatores externos. Detergentes, produtos de limpeza em geral, acetona e até mesmo os esmaltes são candidatos a vilões, assim como as unhas em gel, que exigem solventes mais fortes para remoção.

Depois de identificada a causa do enfraquecimento, parte-se para corrigir o estrago. Porém, os especialistas concordam: há medidas que podem ser tomadas imediatamente para resolver ou amenizar o problema, se a causa for externa. Algumas dicas:

Detox de unhas
Para eliminar as impurezas deixadas pelo excesso de esmaltes e produtos químicos, você pode fazer um detox de unhas, que proporciona hidratação profunda, segundo Beatriz del Barrio, manicure do salão Jacques Janine do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP).

No procedimento, não retira-se a cutícula, apenas a pele morta, de acordo com a profissional. A manicure dá, então, o formato da unha com uma lixa. Uma outra lixa em forma de bloquinho é passada suavemente por cima da unha, para tirar pele morta e resíduos de esmalte.

Depois de tirar os resíduos, a manicure coloca um esfoliante próprio para unhas e massageia cada dedo. Na finalização, ela utiliza óleo específico para hidratar.
Após o detox, a cliente não pode, durante três dias, colocar nada sobre as unhas, nem base, para assegurar o efeito da hidratação e a oxigenação – o popular “deixar a unha respirar”.