Topo

Currículo da beleza: copie o look de Juliana Paes em "Totalmente Demais"

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 14h57

Quem estava acostumado com os looks chamativos, sensuais ou naturais de outras personagens de Juliana Paes, como Maya de "Caminho das Índias" e a icônica protagonista de "Gabriela", o look sóbrio e elegante de sua personagem Carolina Castilho em "Totalmente Demais" surpreendeu. A atriz vive sua primeira vilã, uma poderosa editora-chefe de uma revista de moda e workaholic. Toda essa ambição se traduz no look, pensado justamente para uma mulher sexy, mas também muito séria.

A primeira surpresa foi o cabelo liso total. Segundo a hairstylist Daniela Rocha, do Studio W Iguatemi (SP), o segredo está na escova caprichada e em um finalizador que dá polimento e brilho aos fios. O rabo de cavalo baixo, aposta dos desfiles de moda nos EUA e na Europa, também é uma forte marca da personagem. Fios bem presos sem acessório aparente dão outro toque de discrição da jornalista da ficção. Sobre o cabelo partido ao meio, Daniela afirma que é um penteado que exige muita personalidade, pois marca muito o rosto.

A cor castanha dos fios com nuances amarronzadas também está entre as tendências mostradas da novela. "Esse é um cabelo muito especial, pois a mulher que decide usá-lo tem que ter como rotina muita maquiagem, caso contrário, a cor vai 'pesar' no contorno do rosto dando um ar envelhecido. O castanho, nesse caso, não é o natural. Com certeza, foi passado um tonalizante para acentuar cor e brilho", diz.

Elton Thadeu, maquiador do Studio Tez (SP), acredita que a escolha da maquiagem para Juliana nesta novela foi um sucesso. "Ela aparece como uma executiva chique", diz. A leveza de tons terrosos, que ficam como um nude na pele da atriz, permanecem seja nas cenas de dia ou da noite. O realce maior está nos cílios - que ganham um volume maior, mas não gritante - e na boca, com batons marrons ou mais escuros, como vinho, que esbanjam personalidade. O marrom, aliás, é um clássico para quem quer um visual elegante, indica Elton.

O maquiador afirma que esse tipo de maquiagem poderia ser usado por qualquer tipo de mulher, além de ser versátil, possível de usar no ambiente corporativo e mesmo numa festa.

Outro item que chama a atenção na personagem são as unhas stiletto, que têm forma alongada e pontiaguda. Segundo Nayra Francielen Gonçalves Fachinetti, responsável técnica da d-unhas Brasil (SP), esse estilo potencializa a feminilidade das mãos. No caso da vilã Carol, a tendência é usada em um formato mais discreto, e sempre em tons terra. "Formato e cores ideais que refletem a personalidade de personagem. Este novo formato de unha está no limite entre o sofisticado e o vulgar, por isso deve-se ter muito cuidado com as cores e comprimento, e até mesmo com o look. Para não errar, a recomendação são cores mais sóbrias e um modelito mais discreto", diz Nayra.