Topo

Uma das apostas para o verão, iluminador ajuda a valorizar formas do corpo

Iluminadores corporais deixam o corpo mais bonito para o verão - Getty Images
Iluminadores corporais deixam o corpo mais bonito para o verão Imagem: Getty Images

Carol Salles

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/11/2015 07h00

O chamado "strobing" - técnica de maquiagem na qual "ilumina-se" determinadas partes do rosto para que elas ganhem destaque - chegou ao corpo. Usada por celebridades e até em desfiles na última semana de moda de Nova Iorque, a técnica promete virar mania no verão. Isso porque, entre os seus efeitos visuais, está o de fazer o corpo parecer mais tonificado e delineado.

"Tudo o que ilumina dá forma e define. Por isso o corpo fica mais bonito quando é iluminado nos pontos certos", explica ao UOL o maquiador Roosevelt Vanini, do C Kamura, em São Paulo. E que pontos são esses? Os maquiadores costumam aplicar o iluminador nos ombros, nas pernas, nos braços, no colo, na clavícula e, caso a roupa seja decotada, entre os seios. "Eu costumo espalhar o produto com uma esponja. Mas para quem não é profissional, vale usar até a mão", diz o maquiador.

E se, nos desfiles, a quantidade de iluminador foi bem generosa, na vida real é melhor não exagerar. Não tente usar produtos com brilho metálico ou muito cintilantes. Prefira cremes com partículas douradas, pós iluminadores específicos para o corpo ou faça uma mistura de duas partes de base líquida (que não seja matte) para uma de hidratante corporal comum e espalhe. E se você acha que essa é uma tendência apenas para a noite, está enganada. Se bem aplicados, de maneira suave, os iluminadores podem sim ser usados até sob a luz do sol. Nesse caso, prefira produtos com pigmentos bem pequenos.

Para tirar o produto no fim do dia (ou da festa), a melhor pedida é água e sabão. "Esse tipo de produto não costuma dar alergia. Mas, se ocorrerem vermelhidão ou coceira, suspenda o uso e procure um médico", recomenda a dermatologista Renata Domingues, do Rio de Janeiro.