Topo

Currículo de beleza: inspire-se na elegância vintage da cantora Adele

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 07h00

Desde quando estourou no showbiz, em 2008, a cantora britânica Adele não chamou atenção somente por sua voz potente e letras perfeitas para a fossa. O visual da cantora também virou um ícone para as apaixonadas pelos looks vintage dos anos 1950 e 1960 e para as mulheres que reafirmaram sua beleza com quilinhos a mais. O UOL procurou profissionais para comentar cabelo, make e unhas da artista e mostrar como usar esse estilo no dia a dia.

Maquiagem
Make é um dos itens mais marcantes no visual da cantora. O delineador surge como o melhor amigo de Adele e destaca seus olhos claros. "Para mim, o delineado não é uma tendência, mas um clássico. Ele vai ser sempre uma opção certeira de maquiagem para os olhos, pois é democrático e atemporal", afirma Mariana Ishizaka, maquiadora da Benefit.

Fã de uma produção com poucos elementos, Adele varia no traçado: às vezes ela não leva o delineado até o canto interno do olho e não puxa o gatinho, resultando em um look mais básico. Em outras ocasiões, opta por um efeito mais dramático e delineia o contorno de todo o olho, marcando a ponta no canto externo.

"Quem tem olhos muito separados pode estender o traçado até a parte interna. Já aquelas com olhos muito juntos não precisam delinear os cantos internos e podem traçar um gatinho no canto externo. Para olhos redondos, a dica é o delineado mais fino com ponta gatinho, que alonga o olhar; enquanto os olhos mais fechadinhos pedem por um traço mais grosso", diz Mariana.

Cabelo
Os longos fios loiros também são parte importante do visual diva de Adele. Para Pitty Braga, beauty artist do Jacques Janine de Belo Horizonte, o novo corte e a atual cor dos cabelos mantiveram seu estilo, mas acrescentaram um ar mais moderno e sensual. "O corte long bob dela é, inclusive, o mais desejado nos salões atualmente. O loiro mais quente, quase ruivo e com mechas claras ao redor do rosto é outro acerto e orna perfeitamente com seu tom de pele. Para manter esse cabelo sempre impecável, uma escova mais modelada ou o uso de modelador de cachos mais largo é o ideal", indica a profissional.

Para produzir o look do clipe "When We Were Young" [que pode ser assistido abaixo], Pitty dá algumas dicas: "Divida o cabelo do topo da cabeça de orelha a orelha, desfie bem a parte da franja e um pouco menos as mechas das laterais. Depois, aplique spray fixador na raiz do cabelo desfiado, prenda o topete para trás, arrumando os fios com os próprios dedos para dar um efeito mais despojado; faça o mesmo com as laterais, deixando uma mecha solta acima da orelha".

 

Unhas
Parte do visual dramático de Adele, as unhas também ganham cuidados especiais e atraem olhares. O formato "stiletto" é o queridinho da cantora e continua como forte tendência. Adepta do formato amendoado com ponta mais suave, ela abusa das nail arts e é amante dos tons nude. Conceição Pimentel, instrutora da Esmalteria Nacional, explica que o formato é mais fácil de fazer do que o stiletto clássico, que é bem pontiagudo. As duas versões podem ser executadas em unhas naturais ou alongando-as artificialmente.

A profissional afirma que, na unha natural, o formato stiletto é mais resistente e durável quando encapado com resina acrílica, gel ou porcelana, já o formato amendoado cabe bem em unhas de comprimento mediano a curto.