Topo

Currículo de beleza: Jovial ou rústico, Leonardo DiCaprio não teme mudanças

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

25/02/2016 17h23

Garoto problemático, rei, golpista ou explorador: para cada personagem que vive no cinema, Leonardo DiCaprio deixa uma marca e um visual. Após o campeão de bilheteria “Titanic”, em 1997, o ator norte-americano não só ganhou status de galã, como se tornou uma das principais influências na beleza masculina. Seu último visual nas telonas, em "O Regresso" --pelo qual finalmente recebeu a estatueta de melhor ator na noite deste domingo (28)--, é bem diferente: para viver Hugh Glass, o ator cultivou barba e cabelos bem compridos. O UOL procurou especialistas para comentar a evolução do visual do astro.

Uma das principais marcas de DiCaprio, seja nos papéis ou na vida pessoal, é o cabelo. Nos anos 90, seus fios lisos, loiros e repartidos ao meio com um sutil volume dos lados faziam parte de um corte que virou ícone da época, o famoso "tigelinha" (e até ensaiou uma volta recentemente).

“O look de Titanic foi um marco. Ele traz um corte social clássico, que pode ser estilizado de duas formas, como ele mostra: natural sem repartições e com gel e uma divisão lateral”, aponta Arthur Colonno, cabeleireiro do Studio W Higienópolis (SP).

Ao lado do ex-jogador de futebol David Beckham e de seu colega Jared Leto, DiCaprio foi uma das celebridades que exibiram cabelo mais longo em amarração ou coque ao estilo samurai. “Todos os estilos caem super bem para o galã, ele tem um rosto quadrado que é a forma de rosto mais perfeita para todos os looks. O coque fez com que ele ousasse mais com um ar bem moderno”, opina Arthur.

Cara limpa ou barbudo?
A barba do ator (ou a falta dela) também é uma marca de sua trajetória. Por muitos anos, DiCaprio exibia o rosto totalmente barbeado, o que o deixava sempre com uma cara jovial. Já com quase 40 anos, o astro começou a cultivar os pelos do rosto em cavanhaques e até em um look barbudo sem muitos cuidados. “Ele fica melhor de barba, porque o deixa com um ar mais sério, tirando este estilo mauricinho ou arrumadinho”, acredita Arthur.

Magro, gordinho ou forte: o papel manda
No início da carreira, o ator exibia o corpo bem magro e foi aparecer mais forte somente em “A Praia”, de 2000. Recentemente, DiCaprio exibe uma forma física bem diferente e já foi flagrado com barriguinha por paparazzi. Desta vez, quem manda é o papel. Para “O Lobo de Wall Street” (2013), o ator emagreceu bastante e incorporou uma rotina de 28 horas de exercícios semanais entre corrida, hidroginástica e malhação.

Para quem quer se inspirar no visual do ator, o professor da Smart Fit Gabriel Doratioto alerta que o caso de DiCaprio é específico para as grandes mudanças que se fazem necessárias para atuação. “Os exercícios mais seguros a se realizar vão depender do objetivo do cliente, sem se esquecer da individualidade biológica e claro sempre com acompanhamento de um profissional qualificado”, lembra.

O professor Pedro Bruno Neto lembra que essa carga de exercícios não é feita para iniciantes e pessoas recém-chegadas aos treinamentos. “Vale a pena recordar que Leonardo DiCaprio tem 41 anos, o que mostra que ele já está ha algum tempo em constante treinamento físico”, diz.