Topo

Currículo de beleza: mudanças e polêmicas marcam visual de Gusttavo Lima

Do UOL, em São Paulo

25/03/2016 07h00

Cinco anos após o "Tchê tchererê tchê", o cantor Gusttavo Lima não só se firmou como referência musical do sertanejo universitário, como influencia uma geração de músicos com seu visual marcante. Dono de cabelo, forma física e dentes que enlouquecem o público, o mineiro de 26 anos arrasta multidões de fãs pelos palcos do país e pelas redes sociais (só no Instagram são quase 5 milhões de seguidores). O UOL procurou especialistas para comentar as transformações do cantor.

Cabelo
A marca registrada de boa parte dos cantores do sertanejo mais recente é o topete. Miró Rodriguez, do Studio W JK Iguatemi, lembra que este corte --chamado de Pompadour-- é tendência de 2015. "A ideia é deixar o topete bem alto, por isso o nome, que tem referências mais antigas, como Elvis Presley". Wesley Nóbrega, hairstylist do Studio W Higienópolis, aponta que o cabelo alonga o rosto do artista e o deixa mais alto. "Isso garante também uma maior presença de palco. Não é o ideal para o formato de rosto dele, mas pode ser usado, pois transmite atitude e, no caso da profissão dele, faz sentido", declara. 

Para quem quer se inspirar no estilo, o cabeleireiro dá a dica: depois de lavar, seque com secador, levantando o topete e, em seguida, modele com cera ou pasta de fixação média. Depois, estilize com a ponta dos dedos. Se preferir, finalize com spray forte.

Corpo
Ao longo da carreira, a maior mudança no visual de Gusttavo foi no corpo: de jovem franzino a homem supermalhado. As redes sociais do cantor são recheadas de fotos dos treinos realizados com a ajuda de uma equipe de personal trainers (Wellson Moura, Breno Figueiredo e Rodrigo Duro) e do Dr. Diogo Cançado, especialista em medicina esportiva. Seus exercícios são inspirados em treinos para fisiculturistas.

Segundo o personal Evandro Felix, do Mozione - Studio Funcional, este tipo de malhação requer muito empenho e perseverança, principalmente no que diz respeito à alimentação. "É totalmente voltado ao sacrifício do corpo, necessita de periodizações de treinos, redução de consumo de carboidratos, muita suplementação e outros meios que são prescritos por endocrinologistas esportivos, para aumento de massa muscular, redução máxima de gordura corporal, afinamento de pele e aumento da espessura de veias e, com isso, maior exposição das fibras musculares", diz.

Evandro afirma que se cercar de profissionais especializados, como faz Gusttavo, é o caminho mais seguro e eficiente. "Assim, o profissional terá o controle das atividades, estímulos subsequentes aos treinos, em um processo gradativo, acompanhando a evolução do aluno e possibilitando progresso sem lesões, sem atropelar etapas", afirma.

Segundo o personal, para um homem magro, como o cantor era, há várias atividades indicadas, como Cross Fit ou treinamento funcional. "Porém, eles dispõem de alto gasto calórico e dessa forma o progresso se dá de forma mais lenta. Já a musculação é o caminho mais adequado, pois o trabalho com carga surte resultado mais rápido no processo de hipertrofia muscular", diz.

Dentes
O sorriso do cantor também chama bastante atenção (para o bem e para o mal). Eleito Sorriso do Ano no Congresso Internacional de Odontologia Estética, em 2013, o cantor já foi alvo de críticas e memes por seus dentes excessivamente brancos. Muito foi falado sobre clareamento, mas os dentes do cantor passaram por uma aplicação de lentes de porcelana. "A técnica é feita há 20 anos, mas ultimamente tem sido usada de forma indiscriminada. Virou uma febre", diz o dentista Marcelo Kiryllos, do Ateliê Oral.

Segundo o dentista, é ideal para quem tem dentes pequenos --que não é o caso de Gusttavo. O resultado são dentes mais espessos, compridos e bem mais evidentes. Além disso, a cor também pode virar um problema: o branco escolhido pelo cantor ficou pouco natural. A transformação do sorriso também não sai barato: são R$ 5 mil reais por dente e, para que fique perfeito, as lentes devem ser colocadas em pelo menos seis deles.