Fragrância Black, de Kenneth Cole, tem cheiro de desodorante com um toque sintético

por Chandler Burr, do "The New York Times" *
Notas Perfumadas

  • Criadora: Kenneth Cole Avaliação:

A Coty, como todas as companhias que licenciam marcas de perfume (Lauder, Möet Hennessy Louis Vuitton, Clarins, Beauté Prestige International, Arden), pensa muito no estilo das fragrâncias de cada uma de suas marcas. E a Coty tem muitas marcas: Davidoff, Calvin Klein, Vera Wang, Marc Jacobs, Kenneth Cole, entre outras. O rumo estético de cada marca é mapeado segundo a influência de um milhão de fatores corporativos e de marketing, mas a maioria navega em uma direção consistente. É assim que a Coty guia Kenneth Cole.



A marca Kenneth Cole ocupa um lugar interessante no mundo da moda. É conhecida pelos sapatos masculinos, depois pelas camisas, calças e acessórios masculinos (é quase um choque descobrir que Cole também cria para as mulheres), com um estilo bacana o suficiente para ser bacana em Denver ou em Chicago, mas não está na moda o bastante para ser considerado fashion.

O rumo que a Coty determinou para a coleção de fragrâncias de Cole - eu nunca tive um indício sequer sobre o próprio estilista estar envolvido criativamente na produção de seus perfumes - mira, como um dos mísseis high-tech do Homem de Ferro, na carteira dos americanos de classe média que compram perfumes baseados em dois fatores: no marketing e no cheiro do seu sabão em pó, desodorante ou sabonete dos vestiários de suas academias de ginástica. As fragrâncias de Cole vendem muito bem e, pelo fato de que eles devem usar a matéria-prima mais em conta que se pode encontrar, sem dúvidas dão uma grande margem de lucros. A Coty construiu e gerenciou a coleção com muita habilidade, ela é um sucesso comercial e, em qualquer medida estética, é uma das piores coleções de perfume no mercado.

A essência da estética Kenneth Cole sugere aquele cheiro de desodorante aerosol: traz moléculas sintéticas oceânicas, como a calona, e o odor dos fluorcarbonos do aerosol. Tome o Reaction como exemplo: é o cheiro de desodorante recém-saído da lata de alumínio.

Black, uma fragrância com um pouco mais de nuances e criada pelos perfumistas Harry Fremont e Sabine de Tscharneris, tem o cheiro de desodorante com um toque sintético de especiaria. É o cheiro escolhido pelo garoto que fazia parte de alguma fraternidade e jogava futebol americano na faculdade, e que hoje é um gerente mediano que usa gravata e segue a apresentação de PowerPoint apresentada pelo pessoal de vendas da regional, em uma reunião às 9 da manhã da terça-feira. Ele está calçando sapatos Kenneth Cole e veste camisa Kenneth Cole; ele parece ser daqueles que bebem martinis feitos com vodca, e cheira como se tivesse chegado na reunião logo depois do banho na academia. Sexy, se esta for sua praia. Para milhões de homens e para as milhares de mulheres que gostam desses homens, é sexy, sim. A Coty sabe o que está fazendo.

Black
Kenneth Cole
www.macys.com
 

Tradutor: Erika Brandão

UOL Cursos Online

Todos os cursos