Perfume masculino Nautica Oceans é 100% biodegradável

por Chandler Burr, do "The New York Times" *
Notas Perfumadas

  • Criadora: Nautica Avaliação:

A Coty, que possui os direitos de fabricação da Nautica, apresenta Oceans, a fragrância masculina recentemente lançada como uma grande revolução ambiental. Como acontece sempre, o release para a imprensa oferece os pronunciamentos fantasiosos de sempre - algo sobre "a celebração da unidade entre homem e água" (seja lá o que isso quer dizer). É fácil imaginar 20 pessoas totalmente inexpressivas na sala da assessoria de imprensa da marca criando textos como "o lançamento de Oceans marca uma verdadeira onda de mudanças" e "ele faz a maré subir por causa da? fragrância". Eles então atribuem estas aspas ao pobre Bernd Beetz, o diretor executivo alemão da Coty, que sem dúvida alguma não tinha noção da qualidade de seu inglês. Mesmo a embalagem, de papel, ostenta a mensagem "papelão feito com energia eólica em instalações que neutralizam o carbono".



Em partes, isso é autêntico. Nautica Oceans é um avanço real e interessante na linha das fragrâncias amigas da natureza. Virtualmente todos os perfumes do século 20 são diluídos em álcool (nos séculos anteriores, era usado vinagre). Produzir álcool custa mais para a Terra, em termos de matérias-primas e energia. Cerca de três anos atrás, a empresa de fragrâncias Mane levou o Dr. Leslie Smith, que é chefe da R&D, tecnologia da fragrância da Coty de diluição de perfume em água. Diziam que a tecnologia era ecologicamente correta. Smith ficou fascinado pelo aspecto ecológico. Mas ele queria provar que aquele era um grande negócio.

Então os perfumistas da Mane, Karine Dubreuil e Bertrand Dor, sob a direção criativa de Steve Mormoris e Ruth Sutclife, da Coty, criaram a fórmula do perfume (sua mistura de matérias-primas) e dissolveram-na em água, e então Smith atacou. A OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) usa uma medida padrão de biodegradabilidade, e Smith enviou Oceans para um laboratório independente para que fosse feito o exame.

A biodegradabilidade é definida de maneira bem simples: a quantidade de seu "material orgânico" (por exemplo rosa absoluta, cumarina sintética, etc) que se transforma em dióxido de carbono quando exposto ao ar, à água e às bactérias comuns. Para definir um produto como "prontamente biodegradável", o OECD exige uma conversão de 80%. Nautica Oceans tem 100%.

Em uma indústria em que certas matérias-primas permanecem no ecossistema, estas são ótimas notícias. A tecnologia também se mostrou bastante estável. A fórmula foi submetida a verdadeiras sessões de tortura para determinar estabilidade: Oceans foi congelado e descongelado cinco vezes, e ele se recuperou perfeitamente. Notavelmente, ele durou tanto quanto fragrâncias com base alcoólica. E Oceans hidratou a pele ao invés de ressecá-la, como acontece com o álcool. Borrifá-lo na pele traz uma pequena surpresa: ele sai menos atomizado. Tirando isso, sua aplicação é idêntica.

E então há também o modo como ele cheira (sim, sim). Nautica Oceans é um gêmeo univitelino de todo perfume masculino que você já cheirou nos anos 90: é "fresco", "limpo", "como a brisa do mar" e todos os outros adjetivos criados pelo marketing daquela década. Só que é um pouquinho melhor. Ele se apresenta como uma versão muito agradável de l'Eau d'Issey, com agradáveis notas de cabeça cítricas, que estão mais para uma torta doce, além de muito menos parecido com sabão em pó (segundo o release para imprensa, Oceans deveria ter "o verdadeiro cheiro da navegação? do iate de competição número 1 do mundo". Não sei direito qual o cheiro de nylon embebido em água salgada, mas veja os comentários sobre assessoria acima). Ele é agradável, absolutamente comercial - no melhor sentido da palavra - e vai fazer sorrir qualquer mulher que o perceba.

O único problema é técnico. Oceans dura bastante na pele e se fixa estruturalmente durante todo o tempo - é exatamente o mesmo do começo ao fim - mas ou estes materiais se agarram desesperadamente na pele ou Mane tem muito que trabalhar na difusão dos perfumes solúveis em água. Este cítrico oceânico de verão só é perceptível quando se está a 5cm da pele. Presume-se que os homens raramente vão ficar assim próximos da maioria das mulheres que encontrarem. Por outro lado, talvez Oceans só precise mesmo fazer uma única mulher sorrir.

Oceans
Nautica
nauticafragrance.com

Tradutor: Erika Brandão

UOL Cursos Online

Todos os cursos