Red Roses Cologne por Jo Malone é uma fragrância adorável

por Chandler Burr, do "The New York Times" *
Notas Perfumadas

  • Criadora: Jo Malone Gênero: Feminino Avaliação:

A personalidade do homem ou da mulher cujo nome estampa o frasco de um perfume raramente é capturada na personalidade da sua fragrância. Red Roses Cologne, por Jo Malone, é uma exceção. Pessoalmente, Malone é uma inglesa incisiva, prática, direta e encantadora, e ao instruir seus perfumistas na criação de suas fragrâncias - ela deixou a maison que leva seu nome em 2006: Jo Malone Ltd. agora é de propriedade das empresas Estée Lauder - ela estabeleceu um estilo olfativo e artístico que era, na melhor das hipóteses, tão direto quanto encantadoramente inglês (sendo que a última é uma qualidade relativamente rara em uma indústria dominada por franceses e americanos).



Malone favoreceu trabalhos minimalistas, transparentes e iluminados, e ao insistir com seus clientes para que usassem suas criações "em camadas", ela alegremente contradisse a noção muito francesa e egocêntrica de um Grande Criador como Artista de Profunda Visão. O estilo de Malone pode ser seu calcanhar de Aquiles, e um pouco de seu trabalho (e o trabalho de Lauder em seu nome) escorrega para a aromaterapia. Às vezes tem-se a sensação de sentir o cheiro de um esboço perfumado cujo criador se recusou a terminar. Quando o estilo funciona, como acontece com Red Roses, o resultado é tão sedutor quanto um vestido de verão: ele traz visibilidade, é contemporâneo e exibe uma refrescante falta de exageros ou planejamento excessivo.

Esta fragrância de rosa do século 20 não tenta nem precisa quebrar barreiras estéticas. Red Roses usa a equação do Paris, de Yves Saint Laurent, de rosa misturada a folhas de violeta, mas aqui as variáveis são um pouco mais leves e sua matemática é menos densa. O resultado é uma fragrância adorável e franca de um jardim de rosas com algumas peônias e com folhas verdes que saem de talos novos e frescos.

Sob a direção criativa de Malone (Red Roses foi lançado em 1996), os perfumistas Lucien Piguet e Patricia Bilodeau construíram um perfume que é tão bonito em sua abordagem quanto sólido em sua construção: é silenciosamente superior a praticamente qualquer perfume que eu tenha usado recentemente - ele permanece intenso, e tão adorável quanto, depois de cinco horas. Rosas de verão sob o sol da tarde. Encantador.

Red Roses Cologne
Jo Malone
www.jomalone.com
 

Tradutor: Erika Brandão

UOL Cursos Online

Todos os cursos