Construção e reforma

Minha casa tem infiltrações. Qual é problema e como posso resolver?

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

  • Getty Images

    Uma das causas mais frequentes da infiltração é a falta ou precariedade de impermeabilização. Se a construção está concluída e ocupada, as soluções ficam restritas, mas existe remédio

    Uma das causas mais frequentes da infiltração é a falta ou precariedade de impermeabilização. Se a construção está concluída e ocupada, as soluções ficam restritas, mas existe remédio

Problemas com a impermeabilização de casas e prédios são muito frequentes e responsáveis por essas infiltrações e vazamentos. Telhados que deixam a água passar, lajes que pingam e rodapés que com o tempo vão ficando verdes são algumas ocorrências que incomodam os moradores de uma construção, muitas vezes durante muitos anos.

Quando a casa está sendo construída há uma série de normas a serem observadas e materiais a serem utilizados para evitar problemas futuros. Entretanto, quando a casa já está construída e seus moradores já a estão ocupando, as soluções e técnicas ficam mais restritas, visto que qualquer intervenção mais radical pode causar enormes transtornos aos ocupantes.Nesse caso, a partir do problema verificado, há soluções no mercado para resolver ou, pelo menos, minimizar os problemas.

Infiltração pelo telhado: normalmente os vazamentos nos telhados são causados por telhas quebradas ou mal encaixadas. Esses problemas podem ser facilmente corrigidos com a troca ou a correta colocação das telhas, mas às vezes é a pouca inclinação do telhado -um problema de projeto- que provoca a infiltração.Cada tipo de telha requer uma inclinação mínima e, caso esta inclinação não seja respeitada, é possível que ocorram vazamentos.

Para corrigir estas questões, o mercado oferece subcoberturas que impedem que a água atinja o interior da construção. São mantas instaladas sob as telhas e que direcionam a água até o lado de fora. As subcoberturas ainda melhoram o isolamento térmico da casa.

Em telhados de telhas metálicas e de fibrocimento, entretanto, os vazamentos podem resultar de furos no produto. Nesse caso, a substituição das telhas se faz necessária.

Vazamentos nas lajes: se a cobertura da casa é composta apenas por uma laje de concreto, provavelmente os vazamentos existentes são devidos a furos na camada de impermeabilização, que deixam a água passar ou ainda, em casos mais graves, à ausência de qualquer tipo de impermeabilização.

Os vazamentos em lajes são mais difíceis de serem solucionados. É importante consultar um especialista para averiguar a origem do problema, mas muito provavelmente uma parte ou toda a impermeabilização deverá ser refeita. Além das mantas asfálticas (que é o sistema mais utilizado para a impermeabilização de lajes de concreto), há outros sistemas existentes, como as mantas da Alwitra, termoplásticas, ou outros produtos.

  • Getty Images

    É importante consultar um especialista para averiguar a origem do problema e solucioná-lo

Para cada tipo de vazamento, há um determinado tipo produto mais indicado e somente um especialista pode avaliar qual terá a melhor relação custo x benefício. Caso exista um jardim, uma piscina ou outros equipamentos sobre a laje, a substituição da manta asfáltica pode ser extremamente traumática. Senão, uma solução eficaz é revestir a laje com telhas metálicas. Esse telhado dispensará uma nova impermeabilização, mas impedirá o uso da laje para outros fins. Cabe ao morador, nesse caso, decidir o que prefere.

Vazamentos provenientes de áreas molhadas: no caso de apartamentos ou sobrados que tenham banheiros no andar superior, é comum acontecer vazamentos provocados por canos quebrados, ou, novamente, por problemas na impermeabilização da laje.

No caso de canos quebrados não há solução senão quebrar o piso (no caso de lajes rebaixadas) ou o forro (caso os canos estejam abaixo da laje) e substituir a tubulação danificada.
Entretanto, se o problema for causado pela falta ou precariedade da impermeabilização da laje, também é importante consultar um especialista para definir a melhor providência. Pode-se quebrar todo o piso e colocar uma manta asfáltica ou utilizar elastômeros ou pinturas impermeabilizantes.

Infiltrações de piso: nas casas que têm o piso térreo diretamente apoiado sobre o terreno, muitas vezes há infiltrações provenientes do solo, que sobem pela capilaridade, ou seja, o fenômeno que faz com que a água suba ao invés de descer. Este problema pode ser facilmente evitado no momento da construção com o correto isolamento entre as paredes e os baldrames (as vigas da fundação). Entretanto, uma vez que a casa está construída, é inviável pensar em derrubar as paredes para refazer a impermeabilização. Nesse caso o ideal é consultar um especialista que indicará a melhor solução disponível no mercado para cada caso. Há diversos impermeabilizantes para aplicação no contrapiso e na base das paredes que evitam ou minimizam a infiltração que sobe do solo e deixa o piso úmido e os rodapés esverdeados.

Como podemos ver, a impermeabilização é um item da construção que requer cuidado. Se você estiver construindo a sua casa, analise cada etapa da obra com calma para se assegurar de que o sistema de impermeabilização que está sendo executado é o correto. Não pense que o dinheiro gasto com isso está sendo jogado fora e não economize nesta etapa da obra. Qualquer problema futuro de infiltração certamente custará muito mais para ser resolvido e, em muitos casos, a solução não será definitiva, o problema será apenas minimizado.

Para não conviver eternamente com a água dentro de casa, execute os serviços da forma recomendada. E se a sua casa já está construída, busque a ajuda de um especialista ou de uma empresa confiável, que saberão recomendar a melhor solução para cada tipo de problema.

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)

UOL Cursos Online

Todos os cursos