Quais revestimentos são indicados para a parte interna da piscina?
Apesar de existirem piscinas sem revestimento, como as que vemos eventualmente em algumas casas bastante antigas, a maior parte delas é revestida com algum material. Esse revestimento é aplicado por três fatores: o estético, afinal é o que vai dar a cara final da piscina e que vai ditar a cor e o aspecto que a água assumirá; o higiênico, visto que os materiais apropriados não deixam a sujeira se fixar na superfície, além de evitar o surgimento de fungos, responsáveis por aquelas manchas esverdeadas no concreto e nos rejuntes; e a própria conservação da impermeabilização da piscina.
Há no mercado uma gama enorme de materiais para o revestimento das piscinas. Para a escolha é importante se atentar para algumas características de cada opção.
Na hora da compra é importante lembrar que os produtos para piscinas devem atender a exigências específicas como resistir a variações de temperatura, à exposição aos produtos químicos de tratamento da água e de limpeza da piscina, a ficar submerso e à exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol.
Devemos ainda considerar que a estrutura da piscina pode se movimentar um pouco ao longo dos anos e o revestimento com o rejunte deve suportar essa movimentação sem se romper. Além disso, quanto maior a quantidade de rejuntes, mais suscetível aos fungos a piscina estará. Logo, quanto maiores forem as peças e quanto menor a quantidade de rejunte, melhor. Apesar disso, as pastilhas são muito populares graças ao seu resultado plástico. Vamos a algumas das opções:
Azulejo
Um dos revestimentos mais comuns para piscinas é o tradicional azulejo. É um produto relativamente barato e existe em diversos formatos e cores há muito tempo. A forma de aplicação é idêntica à feita em banheiros e outras áreas molhadas, por isso há muita mão de obra disponível, o que barateia o serviço.
Dependendo da cor escolhida, a água assumirá uma tonalidade mais transparente, mais azulada ou mais esverdeada. Antes de escolher a cor e o formato do azulejo, faça uma pesquisa para ver qual o aspecto da água que mais lhe agrada.
Revestimentos cerâmicos diversos
Como muitos dos azulejos feitos para banheiros não atendem a todas exigências a que são submetidos os revestimentos para piscinas, a indústria da cerâmica criou uma série de produtos específicos para este fim.
Há cerâmicas de diversos tamanhos e cores. Elas podem ser esmaltadas ou ter um aspecto mais fosco. Podem ainda apresentar uma aparência de ferrugem, ouro, etc. São inúmeras as opções e muitos os fabricantes. A vantagem dessas linhas especiais para piscina é o fato de resistirem melhor aos raios ultravioletas do sol, à abrasão, aos produtos químicos e à movimentação da estrutura da piscina.
Muitos desses produtos ainda apresentam uma linha mais completa, composta de peças específicas para os cantos e para as bordas, além de argamassas de assentamento mais flexíveis e rejuntes mais eficientes e que não acumulam tanta sujeira, e são imunes ao crescimento dos fungos.
Não à toa, piscinas públicas ou de competição são sempre revestidas com cerâmicas específicas.
Pastilhas de vidro
As pastilhas de vidro são outro material bastante comum para o revestimento de piscinas. Normalmente são mais caras do que a cerâmica e o azulejo, e a instalação demanda mão de obra especializada para evitar que as placas fiquem filmadas (ou seja, apareça na superfície o que está por trás do revestimento) após a colocação, ou que as pecinhas se soltem ao longo do tempo.
Devido ao tamanho reduzido das pastilhas, a quantidade de rejunte é grande, o que pode prejudicar a assepsia da piscina. Entretanto, como o aspecto final é muito bonito, muitas vezes as pastilhas de vidro são as escolhidas.
As pastilhas de vidro são produzidas em uma incrível variedade de cores e padrões. Translúcidas, elas podem ser incolores ou coloridas, e ainda é possível criar desenhos executados como mosaico especialmente para a sua piscina. A criatividade é o limite para este material.
Assegure-se de ter mão de obra especializada e de usar argamassa e rejunte específicos para pastilhas de vidro.
Revestimentos vinílicos
Há algumas empresas especializadas na construção de piscinas com revestimento vinílico. A piscina é construída de modo convencional e o vinil é aplicado sobre o concreto.
Muitas vezes esse sistema acaba sendo mais barato que o tradicional revestimento cerâmico pelo fato do vinil ser aplicado de uma maneira mais rápida e industrializada. Além disso, o próprio vinil funciona como impermeabilizante, o que reduz uma das etapas de construção da piscina.
Se houver necessidade de manutenção do tanque da piscina ou eventuais furos no vinil, entretanto, é preciso chamar empresas especializadas para fazeros reparos.
Há inúmeros padrões e cores para os acabamentos vinílicos, que podem ser produzidos com desenhos personalizados para a sua piscina. Tem preço mais acessível, dispensa rejunte e a limpeza é muito fácil.
Pedras
Usar pedras decorativas em piscinas é bem menos comum do que cerâmicas ou azulejos, mas algumas delas são adequadas e têm como grande apelo a originalidade.
Entre as indicadas estão as pedras vulcânicas, como a hijau, que possui aspecto liso e mantém a água com uma tonalidade azulada ou esverdeada. A pedra mineira faz com que a piscina assuma uma aparência diferente, mais amarelada, da cor da pedra. É uma solução que pode ficar muito interessante -se bem projetada.
Logo as opções para o revestimento da sua piscina são diversas. Preste atenção para a qualidade dos materiais e para a resistência ao sol, à abrasão e aos produtos químicos. Lembre-se que alguns materiais demandam mais manutenção do que outros. Pense em qual é a aparência que você deseja para a sua piscina, qual a cor da água, se deseja desenhos especiais ou materiais inusitados. Faça um bom projeto -e bons mergulhos.
Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz
Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)