Como organizar e otimizar o espaço em apartamentos pequenos?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

Morar em um apartamento pequeno tem algumas vantagens. É prático, dá para fazer a faxina em dois minutos, é barato para decorar e deixa nossa vida mais simples. Se ele for bem localizado, melhor ainda. Eu moro em 60 m² e é ótimo. Claro que sempre falta espaço. É por isso que viver em poucos metros quadrados exige alguns sacrifícios e estratégias. Veja abaixo algumas dicas para otimizar e organizar o espaço.

Mínimo necessário
Se você não tem espaço de sobra, tenha o mínimo necessário. Não adianta guardar aquilo que você não usa ou nem precisa. Tenha um jogo de talheres, um generoso jogo de louças e algumas taças de vinho. Lembre-se: você não tem lugar para armazenar cacarecos na sua cozinha. Itens repetidos devem ser eliminados ou doados aos amigos. Se você ganhar um novo saca-rolha, por que não oferecê-lo à simpática vizinha, que acabou de se mudar para o prédio?

O mesmo vale para seu closet. Peças que já não servem mais devem ir embora. Uma vez por ano eu faço uma "limpa" no meu armário e doo uma porção de coisas. E coisas bacanas também. Peças caras, que já não uso mais, vão para os meus amigos. Ou filhos de minhas amigas, que já estejam grandinhos. É um prazer ver meu guarda-roupa respirar novamente. Fora que esse exercício é uma excelente higiene mental. Saio bem mais leve dessa empreitada.

Revistas e livros também precisam ir embora. Tenho paixão por minha biblioteca, mas outro dia doei meus livros de teoria econômica, que só ocupavam lugar na estante e nunca mais seriam abertos. Também joguei fora todas as "Casa Vogue" e revistas que ocupavam um espaço enorme na minha sala. Uma delícia! Fez a energia circular novamente em casa.

Armários (bem) planejados
Invista em uma marcenaria de qualidade. Esse é o segredo para manter seus pertences organizados e em bom estado. Uma casa pequena precisa de bons armários. Mas tome cuidado para não exagerar e deixar o espaço claustrofóbico. Acho horrível um quarto cheio de armários, sem lugar para mais nada. Não ter muito armários também vai te ajudar a eliminar o excesso com mais facilidade. Se não tem espaço, não tem. Paciência.

Espaços integrados
Num apartamento pequeno é obrigatório ter a cozinha integrada à sala. Mas, um balcão entre os dois ambientes pode ser uma péssima ideia para o projeto de reforma. Em vez de integrar os espaços, vai virar uma barreira entre eles. Prefira ter a sala livre e deixe o fogão e a bancada encostada em uma das paredes. Ilha gourmet é para quem tem um apartamento grande, ao contrário do que a maioria pensa.

Essa idéia de escritorinho em casa, salinha disso, salinha daquilo é a maior bobagem. Quebre tudo e transforme o apartamento num espaço único, exceto o quarto, se não quiser. Sua vida vai mudar. Você vai descobrir que é capaz de viver de outra maneira, sem aquela setorização desnecessária. Para aqueles que trabalham em casa: coloque sua mesa dentro da sala, integrada com os outros ambientes. É muito melhor do que ficar enfurnado num cubículo o dia todo. Você vai trabalhar com muito mais prazer.

No caso dos banheiros, se o que falta na sua casa é espaço, não adianta querer lavabo, banheiro de empregada e o seu próprio banheiro. Melhor ter um único, amplo, como antigamente. Claro que isso vale para solteiros ou casais sem filhos e sem empregada morando em casa. Mas se sua casa é pequena mesmo, uma faxineira uma vez por semana dá conta do recado.

Casa organizada
O que mais me incomoda em apartamentos pequenos é bagunça. Isso deixa a casa ainda menor. A regra número um para quem mora em espaços restritos é organização. Diariamente, eu faço uma ligeira arrumação na casa. Jogo rápido. E duas vezes por semana faço outra maior, que inclui praticamente tudo. Desde a limpeza de cinzeiros, retirada de jornais e correspondência, a organização das roupas nos armários, arrumação da geladeira e da despensa.

Bagunça num apartamento pequeno aparece muito mais. Além do caos visual, dificulta a circulação das pessoas. E não custa nada manter a casa em ordem. Basta se habituar que isso vira rotina na sua vida e você nem percebe. Não precisa virar uma neurose. Tem que ser um prazer.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos