Como escolher e combinar cores em casa?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

Na decoração de interiores, o uso de cores é certamente a parte mais difícil e passível de grandes erros. Não é à toa que chovem em minha caixa de e-mails perguntas de leitores e clientes sobre cores. Que cor devo usar na sala se meu sofá é preto? De que cor devem ser as cortinas se a parede é verde? Que cor está na moda? Inquietações que não têm fim.

Tentando clarear um pouco esse cenário nebuloso, decidi dar algumas dicas que podem facilitar a escolha de cores na hora de pintar ou decorar sua casa. Não existem regras rígidas. Portanto, não tomem meus conselhos como uma cartilha de decoração.

No que diz respeito a cores, o gosto pessoal exerce uma força grande e o que funciona para alguns pode ser um desastre para outros. Meu objetivo é apenas libertar os leitores de vários preconceitos e dar mais liberdade no momento de escolher entre códigos de uma cartela de cores. Boa sorte!

  1. Cores não são para a vida toda. Logo, não tenha medo de ousar. Se em alguns meses você enjoar, troque. Hoje em dia muitas tintas não têm cheiro forte, e em poucas horas sua parede fica nova. Outro dia ouvi um arquiteto amigo explicando a uma cliente: "se você enjoar, compre uma tinta nova, chame um pintor e vá ao cabeleireiro. Quando voltar, a parede estará pronta! E você terá gasto o mesmo que gastou com seu cabelo".
  2. Uma casa toda branca é sem graça. A menos que ela fique às margens do Mediterrâneo. E mesmo assim... Outro colega arquiteto me disse que branco é para covardes. Concordo. É a cor para quem não quer errar. Mas tudo branco é uma chatice. A casa fica sem emoção.
  3. Minha casa é toda em preto e branco, com alguns toques de vermelho. Estou satisfeito. O branco ajuda na luminosidade, enquanto o preto deixa alguns ambientes mais dramáticos, como na cozinha e no dormitório. Talvez no futuro eu troque o preto por alguma outra cor que ainda não defini...
  4. Pintar uma parede de uma cor diferente é um velho truque na decoração. Todo cliente me pede isso. Na maioria das vezes resisto. Quase sempre, o objetivo deles é dar charme a um ambiente apagado. Investir em obras de arte funciona muito mais do que sair colocando cores nas paredes sem muito critério.
  5. Prefiro pintar um ambiente inteiro na mesma cor. Pintar uma só paredinha pode ficar "babaca". Não tenha medo de fechar um ambiente com uma cor forte. Uma vez visitei um apartamento em Higienópolis, São Paulo, que era todo pintado de preto. Verdade! Todas as paredes eram pretas. Um luxo! Mas tem que dar conta...
  6. Pintar o teto da mesma cor das paredes pode ajudar a melhorar a sensação de espaço quando o pé-direito é baixo. Mas se o pé-direito for alto demais (sortudo você!), pinte de uma cor bem escura. O espaço ficará mais aconchegante.
  7. Cozinhas brancas com cara de laboratório são uma chatice! Coloque cores vivas, por favor. Se parte dela não for azulejada, use uma cor interessante para quebrar a monotonia. Ou pinte o teto de outra cor.
  8. Lavabos podem (e devem) ter cores surpreendentes. Ambientes nos quais passamos pouco tempo podem se dar o luxo de chocar sem cansar. O mesmo vale para halls de entrada.
  9. Estofados não precisam ser mais escuros do que as paredes. Isso é mito!
  10. Fosco, acetinado ou brilhante? Para paredes brancas, fosco. Para portas e janelas brancas, acetinado. Brilhante pode funcionar em alguns casos, mas prefiro evitar. Paredes com cores muito fortes, como azul petróleo, são perigosas. Se você usar uma tinta fosca, a pintura mancha facilmente. E se você usar acetinado, as imperfeições da superfície das paredes vão aparecer ainda mais.
  11. Gosto de dormitório com cores escuras. Chumbo, azul marinho, verde escuro. Elas deixam o espaço um pouco menor, mas tudo bem, porque fica muito mais gostoso. Essa dica também vale para salas de TV e home theaters. Já reparou que os cinemas são todos meio escurinhos? Imagine que horror entrar em um cinema branco.
  12. Se você tem dúvida quanto à cor da cortina, use branco. Vai combinar com qualquer outra cor de parede. Não se preocupe. Dê preferência a um tecido sem muito brilho.
  13. Faça testes antes de escolher uma cor em casa. É possível comprar amostras e experimentar em uma parede. Você mesmo pode fazer isso com o rolinho de tinta. Acertar uma cor logo de cara não é fácil, mesmo para profissionais.

 

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos