Como deixar a casa perfumada na dose certa?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

Ter a casa cheirosa deixou de ser um capricho. O mercado de aromas domésticos não para de crescer no Brasil. Existem muitas lojas especializadas em perfumes feitos exclusivamente para a casa. E vêm em formato de difusores, sprays, incensos e velas. Adoro entrar em uma sala e sentir uma fragrância gostosa, principalmente se ela for meio campestre, que evoca a natureza.

Não basta ter uma boa decoração, com móveis incríveis e iluminação bacana. Um aroma de ambiente é como a cereja do bolo. Faz toda a diferença para quem frequenta sua casa. Veja abaixo como escolher o produto correto para cada espaço e momento.

• Incensos são usados há milhares de anos no Oriente. Mas aqui no Brasil, nem sempre são bem-vindos. Há muita gente que detesta o cheiro deles. Eu gosto. Se você também é fã de incensos, tome cuidado. Melhor usá-los quando estiver sozinho em casa. Ou quando tiver certeza de que seus amigos também irão curtir. Existem vários tipos de defumadores. Os mais comuns são os indianos e os japoneses. Eu prefiro os chineses, com destaque para o de rosas.

• Por falar em Oriente, nos palácios indianos havia o costume de molhar as cortinas com água perfumada. No verão, quando o vento quente entrava em casa, a mistura de água com aroma de flores perfumava o ambiente e deixava o espaço mais refrescante. Diziam ainda que a temperatura baixava aproximadamente três graus.

• O jeito mais prático de deixar a casa perfumada são os difusores, com aqueles palitinhos de madeira. A ideia é simples. Basta abrir o frasco, introduzir os palitos para molhar no líquido e colocá-los de ponta cabeça, de modo a deixar a parte úmida de fora. E inverter a posição deles diariamente.

• Sprays também são bem práticos. Mas não me refiro àqueles automáticos. Esses não devem ser usados em casa. Funcionam melhor em banheiros públicos, vestiários de academia e halls de prédio. Os sprays manuais servem para borrifar a casa quando você tiver vontade. Devem ser usados antes de os amigos chegarem para uma visita. Experimente usá-los nas cortinas e nos estofados da sala.

• Aqui em casa uso muitas velas. Quando tem uma festinha e todo mundo está fumando, as velas são fundamentais para combater o cheiro do tabaco. Também acho um ótimo presente para quem está de casa nova.

• Borrifadores de roupas são uma delícia. Menos concentrados que os sprays convencionais, eles são indicados para lençóis e fronhas, e também podem ser usados na hora de passar as demais roupas. Costumo borrifar uma essência toda vez que arrumo minha cama. O cheiro sobe e deixa o quarto maravilhoso. E quando você vai dormir, o aroma ainda está lá, para dar boa noite.

• Flores são aromatizadores naturais. Nada melhor do que um arranjo de lírios brancos. Mas se sua sala for pequena e não muito arejada, melhor pensar em outra opção. Os lírios têm cheiro forte e podem incomodar.

• O melhor aroma do mundo é o Ylang Ylang, original de Madagascar. Uma vizinha usa e o cheiro invade o hall dos elevadores. Não há melhor forma de chegar em casa. Descobri que o aroma dessa planta combate a ansiedade e tem efeitos afrodisíacos! Para mim, tem cheiro de riqueza...

• Aromas não combinam com comida. Se você estiver servindo um jantar, apague incensos, velas ou qualquer outro produto que produza cheiros mais intensos.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos