Como decorar um corredor de casa ou apartamento?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Getty Images

    Aparadores e poltronas só estão liberados para corredores com mais de 1,20 m de largura

    Aparadores e poltronas só estão liberados para corredores com mais de 1,20 m de largura

Corredor é corredor. Mas não é só porque a gente fica pouco tempo nele que esse ambiente não merece atenção. Um corredor pode ser um espaço inusitado, elegante e cheio de charme. E exatamente pelo motivo de ninguém ficar muito tempo nele é que podemos usar e abusar de elementos fortes, que causem grande impacto estético.

• A melhor dica para um corredor é o uso de cores fortes. Preto, vermelho escuro, verde militar ou azul marinho são ótimas opções. Como é um espaço de transição, ele não precisa ser claro e muito iluminado. Portanto, não se preocupe se a cor escolhida der uma ligeira escurecida no ambiente. O mais importante é a emoção provocada pelas paredes.

• Se seu corredor é muito estreito, aproveite para usar um espelho do piso ao teto em um dos lados. Além de ampliar a percepção do espaço, fica divertido. Mas cuidado com o tamanho do espelho. Antes de encomendar, verifique com o vidraceiro se a peça passa pelas portas, elevadores e escadas de onde você mora. Prefira módulos menores, em composição, a uma peça única, que pode quebrar durante o transporte.

• Corredor é um bom lugar para uma galeria de arte. Se há quadros sobrando na sua casa, por que não separar algumas peças para esse espaço?

• Outra opção elegante para o corredor é revestir as paredes com folhas de madeira. Dá um ar muito chique, especialmente se as nervuras da madeira escolhida forem bacanas. Gosto de freijó e imbuia. Se seu orçamento está folgado, um painel de madeira ripada é outra excelente opção.

• Como já disse, um corredor não precisa de muita iluminação. Aconselho a instalação de luminárias embutidas na parede, próximas ao piso, que têm efeito balizador. Fica muito simpático e cenográfico. E se houver arte nas paredes, coloque spots direcionados para as peças.

• Existe uma proporção harmônica entre o pé-direito (altura do piso ao teto) e a largura do ambiente. Se seu corredor for muito estreito e o pé-direito bem alto, vale a pena rebaixar o teto usando um forro de gesso. Mas essa dica só serve para pés-direitos realmente altos. No caso de apartamentos ou casas padrão, melhor não rebaixar nada e deixar o ambiente mais fluido. Acho horrível corredor com teto baixo. Fica feio e claustrofóbico.

• Se houver nichos no corredor, aproveite e crie armários para guardar a roupa de cama e banho. Assim, sobra mais espaço no seu closet para suas roupas. Outra opção é criar um espaço de trabalho, com uma bancada para o computador e uma cadeira. Mas só se o corredor for generoso, sem prejudicar a circulação.

• Muita gente, com o intuito de decorar o corredor, acaba colocando aparadores e poltronas no meio do caminho. Corredores com menos de 1,20 m de largura não devem ter nada além de quadros na parede. Espaço atravancado é o pior que pode ocorrer na decoração!

• Expliquei que um corredor não precisa de muita luz. Mas, se você mora em casa e existe a possibilidade de criar uma claraboia no teto, deixe a luz solar entrar. É uma delícia.

• Corredor é o último ambiente a ser decorado em uma casa. Cuide da sala de estar e do seu quarto, em primeiro lugar. Depois vá para a cozinha e os banheiros. Quando o resto da casa estiver montado e deslumbrante, comece a se preocupar com o corredor. Prefiro ter esse espaço vazio, apenas com a iluminação correta, a comprometer outros ambientes.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos