Como escolher o tamanho dos móveis? O que fazer para não errar na escala?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Arquivo pessoal

    Foto do apartamento da internatuta Sara Pedrosa, que pede ajuda para escolher a mobília

    Foto do apartamento da internatuta Sara Pedrosa, que pede ajuda para escolher a mobília

A leitora Sara Pedrosa está decorando sua nova casa e tem algumas dúvidas. As definições do projeto esbarram justamente no tamanhos dos móveis que serão comprados. A escala do mobiliário em um ambiente é uma das questões mais importantes do design de interiores. Um sofá, por exemplo, pode comprometer o espaço se for grande ou pequeno demais.

Não canso de visitar casas de gente conhecida onde sofás, mesas e estantes estão fora da escala correta. E não há beleza que segure o projeto. O sofá pode ser maravilhoso, mas se estiver na medida errada, acaba com a harmonia! Vejam abaixo minhas recomendações para a nova sala da internauta do UOL Casa e Imóveis.

Sofá

Sara Pedrosa tem uma sala de estar de 4,40 m por 3,30 m. Não é uma sala pequena, mas o espaço é restrito. Portanto, não comporta um sofá com mais de 2,40 m. Ela comentou, na mensagem  enviada, que pretende comprar um sofá de 3 m para colocá-lo em frente ao rack onde ficará a TV. O ideal é encomendar uma peça menor, com espaço para outras poltronas na sala.

Quando temos uma única sala de estar em casa, é importante que ela seja dinâmica e possa se transformar, comportando diferentes usos. A sala de nossa leitora vai servir para assistir TV e receber os amigos. Logo, precisa de vários lugares para sentar. E não adianta colocar todo mundo no sofá. Nada pior que ficar conversando de lado em uma festa.

A sala ideal deve ter lugar para seis pessoas. Mais do que isso é bobagem. Minha sugestão é de um sofá de 2,30 m, duas poltronas ao lado e outro assento individual. Esse último pode ser uma cadeira baixa, sem braço, um banquinho ou uma poltrona mais confortável, com braços, dependendo dos recuos. As peças devem formar uma circunferência de modo que as pessoas consigam se olhar sem virar muito o pescoço.

Aparador para a TV

  • Arquivo pessoal

    A sala da internauta Sara tem 4,40 m por 3,30 m. Não é pequena, mas o espaço é restrito

A Sara já comprou o aparador para a TV, de madeira, cor de mel, com 2,40 m de largura. Eu teria adquirido um menor. Se você tem uma sala pequena, um rack ou aparador com mais de 2 m pode ficar grande demais. É importante deixar um pouco de espaço nas laterais para a peça respirar e conseguirmos enxergar seu volume de vários ângulos.

Nossa leitora nos conta, também, que o rack vem com um painel, onde será fixada a TV. Cuidado! Painéis costumam deixar o ambiente pesado. Especialmente os de madeira.

Mas o crucial em um aparador de TV é sua altura. Não recomendo que ela passe de 50 cm. Aparadores altos ocupam muito espaço visual na sala e roubam a cena de outras peças. E ficam feios... O aparelho de TV também não pode ficar muito alto. O correto é que o metade da TV fique na altura dos olhos de quem está sentado no sofá.

Hall de entrada

Costumo encontrar halls muito pequenos e cheios de mobília: aparador, porta-guarda-chuvas e enfeites que só atravancam a circulação. No caso da Sara, ela tem razão em colocar apenas um espelho no ambiente. Além de ampliar a percepção de espaço, ele não prejudica a circulação.

Quanto ao acabamento da moldura, é uma questão de gosto. O importante é não usar nada da moda, que vai cansar os olhos dos moradores ao longo do tempo. Sara quer usar moldura com um trabalho em mosaicos. Não vejo problema, desde que a combinação de cores não seja exagerada. O ideal é ir pelo mais simples, com tons sóbrios.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos