Como devo escolher o sofá da minha sala? Quais as dicas para não errar?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

Sofá é quase sempre a primeira peça de decoração de uma casa. É o móvel onde assistimos televisão, recebemos os amigos e tiramos aquele cochilo. Por esses e outros motivos, a peça precisa ser bonita e muito confortável. Veja abaixo como escolher o sofá correto para sua sala, sem errar no modelo, nas medidas e no tecido.

•    Dizem que o sofá é o protagonista da sala. Eu tenho minhas dúvidas. Gastar todas as cartas nessa peça pode ser um erro estratégico na decoração. E é isso que geralmente todo mundo faz: compra um bom sofá, nem sempre na medida certa, e se esquece do resto da sala. Claro que um living sem um sofá bacana não funciona. Mas é preciso dar atenção às outras peças. Sala com apenas um sofá não funciona. É importante ter mais uma poltrona, pelo menos.

•    Jogos de sofá com dois e três lugares são coisa do passado. Além de cafona, são poucas as salas que comportam dois sofás. E nada mais horroroso que um sofá enfiado em um canto da casa, todo apertadinho.

•    O primeiro passo para comprar um sofá é tirar as medidas da sala. Já fui em muitas casas onde ele ficava grande demais, atrapalhando a circulação. Se a parede tem 3 m, não compre um sofá de 3 m! Um de 1,80 ou 2 m é o que cabe no espaço. Pense que é preciso ter mesinhas laterais para compor o layout da sua sala.

•    Sofás muito modernos são um perigo. Gosto dos mais neutros e tradicionais. Eles acabam durando mais tempo e não enjoam facilmente. Além disso, fica mais fácil combinar com os outros móveis. Não estou dizendo que o sofá precisa ser clássico, de decoração de antigamente. O ideal é que ele seja clean, com linhas retas, mas sem ser muito moderno. Mas se você pode trocar de sofá se enjoar, existem muitos extravagantes bem bacanas.

•    Sofás com chaise só funcionam em salas de TV.  Numa sala de estar convencional, feita para receber, prefiro evitar. O mesmo vale para sofás muito profundos, com mais de 1 m. Acho deselegante quando vejo pessoas mal sentadas ou precisando de almofadas para se ajeitar.

•    Sofás retráteis são uma ótima opção para quem tem apenas uma sala em casa. Basta puxar o assento e ele se transforma em uma confortável chaise. Assistir TV deitado é uma delícia. E quando você recebe visitas, é só empurrar que ele volta a ser um sofá convencional. Existem muitas opções no mercado. Só tome cuidado com o design. Nem todos são bonitos.

•    Estofados sem braço funcionam bem em sala de visitas. No home theater é preciso ter braço nos dois lados. De preferência, braços bem fofinhos, para apoiar a cabeça quando estiver deitado.

•    Adoro os sofás mais baixinhos com 35 cm de altura no assento. Eles deixam a sala mais leve e são muito elegantes. Mas as poltronas precisam ser baixinhas também, para não quebrar a harmonia do espaço.

•    Os melhores tecidos para sofá são: suede, sarja peletizada e couro (natural. Sintético, não!). Claro que existem outras opções, mas esses três são os mais comuns em meus projetos. Também gosto de camurça, veludo e algodão, mas não são para todos os ambientes.

•    Os melhores sofás são os com encosto de pluma de ganso. São os mais confortáveis do mundo! Mas é importante ter uma estrutura de espuma dentro das almofadas para não ficar desmilinguido. Sofá sem formas definidas é muito feio.

•    Outro item a ser observado na compra do móvel é a densidade da espuma. Sofás muito moles são desconfortáveis. E muito duros, idem. O importante é achar o meio termo.

•    Cuidado com estampas no sofá. Como o móvel normalmente é grande, melhor evitar. Uma peça dessa dimensão deve ser discreta, em tons neutros. Cinza e bege são as cores para quem não quer errar. Claro que já usei tecidos mais ousados em estofados, como cereja e amarelo. E ficou ótimo! Mas se você faz questão de cores e estampas, é mais fácil usar nas almofadas ou nas paredes.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos