Como decorar uma sala pequena, com cozinha americana?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Arquivo pessoal

    Sala da leitora Patrícia Zambolli com sofá em L e mesa de jantar com quatro cadeiras

    Sala da leitora Patrícia Zambolli com sofá em L e mesa de jantar com quatro cadeiras

A internauta do UOL Casa e Imóveis Patrícia Zambolli mora em seu atual apartamento há mais de um ano e ainda não está satisfeita com a decoração. Ela nos enviou duas fotos da sala e pediu ajuda para melhorar a decoração em geral. Atualmente, nossa leitora tem um sofá em L na cor cinza e uma mesa com quatro cadeiras na sala de jantar. Além disso, sua cozinha é do tipo americana, com um balcão de alvenaria e granito.

Circulação

O primeiro diagnóstico que podemos fazer da sala da Patrícia é uma situação de aperto. Os móveis não estão “respirando” e a circulação está bastante comprometida. Ter um sofá em L em uma sala pequena pode ser um grande erro. No caso da internauta, é o problema número um.

Em um ambiente pequeno, devemos evitar sofá em L com uma das costas virada para o meio da sala. A sensação é que um dos lados desse sofá funciona com uma “cerca” que divide os espaços. E nós queremos integração. A sala de Patrícia comporta um sofá de 1,80 m voltado para o aparador da TV. Podemos ainda colocar uma poltrona com braços não muito larga ao lado do rack, voltada para o novo sofá.

Nessa mesma sala de estar, recomendo a eliminação da luminária de teto. O correto seria um abajur ao lado do sofá, sobre uma mesinha lateral. A nova iluminação deixará o espaço mais aconchegante – o que é ideal para receber os amigos ou assistir televisão.

 

  • Arquivo pessoal

    Cozinha americana da leitora Patrícia Zambolli com balcão de alvenaria e granito

 

Jantar

Outro ponto negativo da sala da internauta é a mesa quadrada de quatro lugares. Dá para perceber claramente que o móvel fica no meio do caminho e, apesar de pequeno, deixa o espaço atravancado. Minha sugestão é trocar o tampo de vidro quadrado por um retangular de 0,70 x 1,20 m. As cadeiras precisam ficar nos lados maiores, em pares. E, para finalizar, um dos lados da mesa deve ficar encostado na parede, melhorando a circulação. “Matar” um lado é uma boa solução para pequenos espaços.

Cozinha social

Quando temos uma cozinha aberta para a sala, a regra é deixá-la o mais simpática possível. Cozinha com cara de cozinha é muito sem graça. É importante ter um charme extra. Mas o que fazer para dar um up na cozinha sem precisar reformá-la inteira?

A primeira providência é a troca da luz branca por luz amarela, mais acolhedora. Luz de cozinha não precisa ser luz de farmácia. Não adianta resolver a área social se a iluminação da cozinha estiver errada. Também vale colocar um abajur (pequeno) no balcão de granito. Se você não estiver cozinhando, essa luz é mais que suficiente para deixar acesa durante a noite ou em uma festinha.

Outra dica para tirar a “cara de cozinha” é colocar quadros bem coloridos nas paredes. Isso vai alegrar o espaço e deixá-lo com aspecto mais social. O ideal são pôsteres com moldura e vidro, para facilitar a limpeza.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos