O que fazer para deixar uma sala espaçosa mais aconchegante?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Arquivo pessoal

    Sala da internauta Kátia Bitencourt, que pede ajuda para deixar o espaço mais aconchegante

    Sala da internauta Kátia Bitencourt, que pede ajuda para deixar o espaço mais aconchegante

A internauta do UOL Casa e Imóveis Kátia Bitencourt mora em um apartamento com área social espaçosa, porém, de geometria irregular. No espaço, cabem dois ambientes de estar e uma mesa de jantar. Apesar da amplitude, nossa leitora não está feliz com a decoração e pede ajuda para redistribuir os móveis e deixar a sala mais aconchegante.

Distribuição

O atual layout da sala de Kátia não é ruim. Ao contrário! Ela criou os três ambientes de forma correta, com alguns espaços vazios, que não são necessariamente um problema.

Observo que a mesa de jantar é pequena para o espaço disponível. Em vez de uma mesa para seis lugares, ela deveria adquirir uma nova, para oito. As cadeiras podem ser aproveitadas já que são neutras. Bastaria comprar duas novas para as cabeceiras que a questão estaria resolvida.

O ambiente onde fica a televisão deveria permanecer como está. Já a sala secundária, com um sofá e uma poltrona, está um pouco apertada. O ideal seria ter um canto de leitura, com duas confortáveis poltronas e uma mesinha lateral. Se preferir, Kátia pode criar um espaço de trabalho, com uma mesa e uma cadeira. Hoje em dia, ter um apoio para o computador e livros dentro da sala é uma prática tendência.

Complementos

 

  • Arquivo pessoal

    O rack deveria ser trocado por um mais baixo. Outra ideia seria colocar a TV na parede

Para deixar os ambientes mais acolhedores, recomendo a compra de um bom tapete para a sala de TV. Apesar de o piso de taco ser lindo e estar em perfeitas condições, a ausência de um tapete deixa o espaço mais frio.

O aparador da TV poderia ser mais baixo, com 50 cm de altura. Racks de TV muito altos acabam poluindo a sala. Nossa internauta ainda quer saber se a TV pode ser fixada na parede. A resposta é sim. Pode e deve! Isso trará dois benefícios: a sala fica visualmente mais limpa e ainda sobra espaço no aparador para livros e objetos. Mas, antes de pendurá-la, é importante fazer uma pequena obra para embutir os conduítes por onde passam os fios.

Cortinas também têm a capacidade de deixar uma sala mais aconchegante. Invista em um modelo bem simples, com tecido leve e caimento reto. As cortinas ainda ajudam a preservar os móveis da sala, evitando o desbotamento pelos raios solares.

Iluminação

 

  • Arquivo pessoal

    Como a sala é ampla, o ideal seria ter vários pontos de luz, com intensidades diferentes

Para finalizar, uma sala nunca ficará gostosa se a iluminação não estiver adequada. Para um espaço com três ambientes distintos, o ideal é misturar vários tipos de luminárias. Para a mesa de jantar, o correto é um lustre pendente, sem exageros, que ilumine o tampo da mesa.

Na sala de leitura, um bom abajur entre as poltronas é suficiente. Já na sala de TV, o correto é ter luz indireta de um abajur e outra piloto, mais forte, para quando for preciso ter a sala mais iluminada à noite.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos