Como usar revestimentos de paredes para renovar a casa sem cair no óbvio

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Getty Images

    Existem muitas opções de acabamento para renovar sua casa. O cuidado é não se render<br> a modismos e lembrar que um quadro sobre uma parede branca pode ser a melhor solução

    Existem muitas opções de acabamento para renovar sua casa. O cuidado é não se render<br> a modismos e lembrar que um quadro sobre uma parede branca pode ser a melhor solução

Num ambiente sem graça, aplicar textura e cor em uma parede tem sido um recurso comum para dar aquela melhorada na decoração. Em especial no que diz respeito a massas e revestimentos texturizados, a indústria desenvolveu uma infinidade de alternativas de fácil aplicação e ótima qualidade, tornando a opção irresistível para renovar a casa. Nada mais terrível! Se usados de maneira indiscriminada e sem critério, esses produtos podem resultar em um atentado ao bom gosto e à estética.

Se você quer deixar sua sala mais interessante, existem alternativas que podem ser mais adequadas e proporcionar igualmente um bom acabamento. Em certos casos, fugir da textura é fugir do óbvio e do brega. Se você não quer se render à solução fácil e arriscar a cafonice, leia com atenção as dicas abaixo.

• Muita gente ainda mistura diferentes tipos de textura, cores e estampas e transforma a casa em um showroom de material de construções. Uma boa tela pode dar um efeito muito melhor e custar o mesmo preço. Invista em arte!

• Cores na parede podem ser uma alternativa mais interessante. Não tenha medo de ousar. Particularmente, gosto de preto, grafites, azuis e verdes escuros. Evite variações de amarelo e verde claros nas paredes.

• Painéis de madeira estão em alta e dão um acabamento muito chique. Adoro ripados de freijó, que custam caro, mas enobrecem qualquer ambiente. Se o dinheiro está curto, uma alternativa é um painel de folhas lisas, executado por um bom marceneiro. As melhores folhas são as naturais, é claro. Cuidado com as sintéticas, que dão um aspecto barato a sua casa.

• Papéis de parede também estão na moda. Mas atenção ao local onde serão aplicados. Quanto maior a superfície do papel de parede, melhor ele fica em um ambiente. Evite “enfeitar” pequenos corredores e paredinhas de hall com papéis estampados. Prefira revestir todas as paredes de um hall em vez de uma parte apenas. Estampas floridas muito marcadas ou geométricas muito psicodélicas cansam qualquer pessoa. Não gaste seu dinheiro com artefatos que vão enjoar rapidamente.

• Existem papéis de parede texturizados muito interessantes. Alguns são aveludados e outros imitam areia jateada. Dão um efeito incrível!

• Azulejos coloridos e geométricos são bons revestimentos para cozinhas e halls. Mais uma vez, cuidado com excessos. Ladrilhos enfeitados ficam mais bonitos no piso que nas paredes. E evite cores muito fortes.

• Não gosto de paredes de tijolos falsos, construídas apenas com objetivo estético. Mas se você tem uma casa ou apartamento antigo, com belos tijolos, e quer deixá-los à vista, sem problemas! Peça ao pedreiro para remover a massa com cuidado e dar um pequena lixadas nas paredes. Uma resina fosca protege os tijolos e ainda dá um bom acabamento. No caso de ambientes mais limpos e monocromáticos, uma massa bem fininha para diminuir irregularidades também funciona. E basta uma demão de tinta branca para ter o efeito de loft dentro de casa.

• Ter uma casa bacana e bem decorada não significa usar revestimentos que estão nas revistas. Vejo muitos clientes cheios de boas referências, garimpadas inclusive em blogs e revistas estrangeiras. Mas boa parte delas não funciona dentro de casa. É preciso ir devagar para não estragar o projeto. Prefiro gastar meu dinheiro procurando móveis e peças simpáticas a revestir as paredes de casa com elementos de gosto duvidoso e cansativos.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos