Como guardar utensílios e roupas sem atulhar o apartamento de armários?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Fernanda Petelinkar/Divulgação

    Prateleiras aramadas são de fácil instalação e, com simples ganchinhos, dá para pendurar panelas na estrutura. No foto, detalhe da cozinha do apartamento reformado por Marcel Steiner

    Prateleiras aramadas são de fácil instalação e, com simples ganchinhos, dá para pendurar panelas na estrutura. No foto, detalhe da cozinha do apartamento reformado por Marcel Steiner

Espaço dentro de casa está cada vez mais difícil. Os apartamentos de hoje estão menores que os de antigamente e nunca cabe tudo que a gente precisa. Sem armários planejados então, aí é que a coisa complica.

Aqui em casa, por exemplo, tive poucos nichos para fazer uma boa marcenaria. Mas consegui contornar a falta de armários com algumas soluções de baixo custo. Se você tem o mesmo problema, veja abaixo algumas dicas para criar espaços para guardar roupas, acessórios de cozinhas e toda tranqueira que a gente gosta (e precisa) ter em casa.

Cozinha

É na cozinha que mora o problema maior. Onde guardar panelas, pratos e talheres se não há armários? Uma estante metálica oferece a mesma ajuda na cozinha. Ela é perfeita para pratos, tigelas e copos.

Gosto muito de usar prateleiras aramadas, de fácil instalação. Além do espaço da prateleira propriamente dita, é possível adicionar ganchinhos na estrutura, para pendurar as panelas. O ganho de espaço é fantástico. E com pouco dinheiro, você cria um paneleiro muito prático.

Se ainda existem paredes livres, aproveite para pendurar os acessórios. Com preguinhos comuns, pendure as peças mais divertidas e coloridas: abridores de lata, conchas, descascador, peneiras e pegadores. O efeito visual é bacana.

Sala de estar

  • Eduardo Aigner / Divulgação

    O segredo da estante é a organização: intercale objetos bacanas com livros e DVDs bem arrumados

Estantes são muito úteis em uma sala. Além de bonitas, são excelentes para guardar DVDs, livros, notebooks, garrafas de bebidas e caixas. Existem modelos metálicos disponíveis no mercado por ótimos preços. Dá para comprar pela internet e escolher inclusive a cor. Se a sua casa tem uma pegada mais jovem, explore as cores mais fortes, como vermelho, amarelo ou laranja. Fica divertido e ainda deixa a sala mais descolada.

O segredo da estante é a organização. Para não ficar com cara de improvisado, é importante manter tudo em ordem. Não podemos esquecer que as estantes deixam tudo à mostra. Intercale objetos bacanas com livros e DVDs bem arrumados. No caso de bebidas, uma bandeja de madeira pode ser usada como bar. E capriche nos acessórios.

Estantes também servem para deixar o som, o roteador e notebooks. Assim fica tudo à mão, bem acessível. Também gosto de deixar a caixa de ferramentas e a furadeira aparentes, como objetos de decoração. Questão de gosto.

Guarda-roupas

Todo mundo sonha com um closet gigante, onde as roupas ficam impecavelmente organizadas, sem aquele perrengue na hora de se vestir. Mas para a maioria a realidade é outra. Se nem armário você tem, a criatividade é a única saída.

Uma boa arara de roupas é a peça fundamental para a falta de armários. A desvantagem é que a sujeira atmosférica acaba cobrindo os casacos, calças e vestidos. Nesse caso, uma capa plástica neutra pode ser jeito para proteger as peças menos usadas.

Gavetas são importantes para roupa íntima, acessórios e camisetas. Portanto, invista em uma cômoda de brechó, pintada de branco. Uma alternativa são caixas plásticas com tampa, de preferência translúcidas. Basta empilhar algumas delas e pronto!

Camas com gavetas ajudam a aumentar o espaço de armazenamento no quarto. Quando há escassez de armários, qualquer lugarzinho é bem-vindo.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos