O que devo acrescentar na minha sala para ficar mais aconchegante?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Acervo pessoal

    Uma boa iluminação faz uma enorme diferença no clima da casa. Usar diferentes tipos de luminárias, além de decorativo, colabora na composição de um ambiente mais festivo ou íntimo

    Uma boa iluminação faz uma enorme diferença no clima da casa. Usar diferentes tipos de luminárias, além de decorativo, colabora na composição de um ambiente mais festivo ou íntimo

O internauta do UOL Casa e Imóveis Eli Alves nos enviou fotos de sua casa, pedindo ajuda para deixá-la mais aconchegante. A sala do leitor é integrada com a cozinha. Inclusive, o mesmo piso claro reveste os dois ambientes. Pelas fotos notamos que o espaço foi decorado e tudo parece bem arrumado. Mas ainda assim existe uma certa frieza no ar. Vejam abaixo o que Eli deveria mudar para ter uma sala e cozinha bem mais gostosas.

Cortinas e tapetes

Para deixar uma casa mais acolhedora, a primeira tarefa é colocar cortinas e tapetes nos cômodos. Nosso leitor precisa urgentemente de um bom tapete na sala de estar. Por tudo ser bem neutro, vale a pena investir em um tapete mais colorido, do tipo listrado. Isso deixará o espaço mais leve e divertido.

Vemos que na janela há uma cortina curta, que ocupa apenas a superfície dos vidros. Nesse caso, a melhor pedida seria colocar uma cortina maior, do piso ao teto. Ele pode manter o mesmo varão dourado, mas colocá-lo mais próximo do teto. Gosto do tecido da cortina atual, que pode ser usado na nova peça. Gosto de cortinas que acabam a um centímetro do chão, que não ficam arrastando.

Na janela da cozinha, substituiria a cortina de renda por modelo mais moderno. Por que não usar uma persiana horizontal de madeira? Combinaria melhor com os móveis da cozinha, revestidos com madeira natural.

Iluminação

Depois de tapetes e cortinas, o segundo passo é ajustar a iluminação. A sala de Eli tem dois pontos de luz com lâmpadas brancas: um próximo ao sofá e outro no meio da cozinha. Providenciar a troca das lâmpadas brancas por modelos amarelos, mais quentes, já vai trazer bons resultados.

No caso de cozinha integrada à sala, alguns cuidados devem ser tomados. Luz de cozinha costuma ser sempre funcional. E na sala, social, mais fraquinha. Mas cozinha de Eli deveria ter três opções de iluminação. Uma para cozinhar, mais eficiente. Outra para deixar acesa em dias de festa, para o espaço perder a atmosfera de área de serviço; e uma última mais intimista, para deixar ligada quando estiver vendo TV ou durante um jantar romântico.

Um bom projeto de iluminação implica em opções. Na sala de estar, deve haver abajures com luz indireta. E por que não um abajur na cozinha? Um só tipo de luz em toda a casa não funciona. É importante poder controlar a intensidade da iluminação para diferentes tipos de reuniões e funções domésticas.

Acessórios

Casa aconchegante é casa com vida, com personalidade. E nada melhor que objetos para deixar os ambientes com mais vida. Uma mesa de centro com objetos pessoais, livros e revistas é imprescindível. Mostre quem você é dentro de casa. Não tenha medo do que as pessoas vão pensar. Seja verdadeiro!

Paredes vazias são muito tristes. Pendure pôsteres, quadros ou qualquer coisa que você achar interessante. Inclusive na cozinha. Aliás, a cozinha de Eli precisa de arte. Mas fuja do óbvio, como fotos e objetos relacionados à comida. Quadrinhos com maçãs e bananas são sem graça. Pôsteres de filmes são uma boa saída!

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos