Como decorar uma sala ampla para receber e ver TV, usando poucos móveis?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Acervo pessoal

    Mesmo que o ambiente seja amplo, decorador aconselha fechar o círculo do estar/sala de TV para que a dinâmica social da casa não seja comprometida

    Mesmo que o ambiente seja amplo, decorador aconselha fechar o círculo do estar/sala de TV para que a dinâmica social da casa não seja comprometida

A leitora do UOL Casa e Imóveis Carol Hornhardt mora em um amplo apartamento alugado e está de mudança para um novo, porém menor. Em sua sala atual existem dois sofás (um com chaise em frente à TV), duas poltronas Swan e uma Bergère (poltrona alta com braços e encostos laterais) herdada da avó. Ela pede ajuda para deixar a sala mais bacana, sem ter que adquirir novas peças porque no novo endereço não vai haver espaço para elas.

Toda vez que uma sala é usada para receber e assistir televisão, temos que conciliar dois usos distintos. A melhor disposição para ver um filme nem sempre é a mais adequada para uma festinha com amigos. Nesse caso, precisamos montar um ambiente polivalente, que funcione para as duas ocasiões.

O sofá de couro escuro da internauta tem aspecto de ser muito confortável. Mas em uma sala de estar atrapalha a harmonia. Minha primeira recomendação é que a internauta fique apenas com um dos sofás: o mais claro, sem a chaise, que deve substituir o de couro.

Fechar o círculo

Observamos também que as peças na sala estão muito distantes umas das outras. Nesse sentido, o ideal é juntar mais os móveis. O sofá claro precisa ficar mais próximo à TV, criando espaço de circulação de um metro de largura entre a parede e seu encosto. Com essa disposição, o acesso à varanda fica melhor, desobrigando as pessoas a cortar a sala durante o trajeto.

As poltronas Swan devem ficar mais juntas e mais próximas do aparador da televisão. Dessa forma, temos uma sala mais compacta e bem melhor tanto para ver um filme quanto para receber pessoas.

Carol deve ainda comprar uma mesa de centro – extremamente útil em qualquer sala de estar. Se preferir, no lugar da mesa pode haver um pufe com bandejas, que funcionaria em dias de festa ou em uma noite de Oscar.

Mesa de centro, sempre!

A poltrona Bergère, atualmente apagada no canto da sala, deve entrar no círculo social de estar. A sugestão é que ela fique em 45 graus, olhando para o sofá e para as duas outras poltronas. É importante o fechamento desse círculo para que a dinâmica social da casa não seja comprometida. Ao lado dessa poltrona da avó, é necessário ter uma mesinha lateral, onde serão apoiados copos, livros e revistas.

A Bergère pode ser reformada e ganhar novo tecido. Uma estampa marcante daria mais personalidade à decoração da casa de Carol. Pode ser um floral com fundo escuro para contrastar com as outras peças ou mesmo um xadrez com fios vermelhos.

A internauta ainda nos pergunta sobre os quadros da sala. Vemos que quase todas as paredes têm obras penduradas. Mas a altura deveria seria mudada. Meu conselho é que o centro dos quadros fique sempre a 1,60 m do piso. Ou seja, ela deveria baixar um pouco as obras para deixar o espaço mais harmônico.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos