Que tipo de aparador ou bufê devo colocar para complementar a sala de jantar?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

A leitora do UOL Casa e Imóveis Vanessa Ramires acaba de comprar uma mesa de jantar de inox com tampo de vidro e cadeiras de material plástico preto. A dúvida dela é pontual e simples. Que aparador ou bufê combina com o conjunto? Vejam abaixo o que ela deveria comprar e o que ela pode fazer para ter uma casa ainda mais bacana.

Pelo que vemos na foto da casa da internauta, ela tem muito bom gosto para decoração e sabe escolher bem as peças, inclusive no tamanho correto para o ambiente. Os móveis são neutros e elegantes, podendo receber qualquer tipo de peça decorativa.

  • Acervo pessoal

    Marcel Steiner recomenda um um aparador de madeira, de design brasileiro contemporâneo,
    ou uma peça em laca brilhante, preta ou branca

Gosto como as cadeiras de jantar "respiram" na mesa, permitindo a visualização do tapete, muito bem colocado na sala, por sinal. O conjunto é leve, sem ser exageradamente frio. É o tapete que torna o ambiente mais acolhedor, sem aquela cara de escritório, presente em quase todos os espaços com móveis de inox.

Design brasileiro

Seguindo a linha decorativa da leitora, não colaria nenhum aparador muito destoante do conjunto, a menos que existam outras peças na sala que também quebrem a sobriedade dos móveis. Uma das opções é um aparador de madeira, de design brasileiro contemporâneo. Já um outro caminho é escolher uma peça em laca brilhante preta ou branca.

Aparadores coloridos também podem funcionar. Mas não iria por essa linha, atualmente na moda. Cores vibrantes em uma peça de marcenaria cansam muito rápido e seria necessário repintá-la em um ou dois anos.

Arte, sempre

Aproveito para elogiar as obras de arte da parede no fundo da sala de estar. Elas completam muito bem o espaço, tornando-o chique e aconchegante. Obras de arte são fundamentais na decoração. Ter uma sala sem quadros é como ir a uma festa sem jóias. Parece sempre que falta alguma coisa.

Sinto que a parede branca da esquerda pede outras obras. Nesse caso, colocaria telas com alguma cor que não puxe muito para o bege ou preto. Uma obra com predominância de azul ou vermelho em tonalidades escuras cairia muito bem na decoração.

No sofá preto da sala ainda há espaço para almofadas com alguma cor. Almofadas são bons coringas na decoração. Por serem geralmente baratas, é possível trocá-las quando a gente quer dar uma mudada na ambientação. Portanto, não é preciso ser conservador nessa tarefa. Explore estampas e tecidos mais vibrantes para deixar a casa com mais personalidade, sem medo de errar.

 

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos