I

Impermeabilização

Procedimento no qual se aplica material impermeável em uma superfície para evitar infiltrações de fluídos, vapores e umidade. O sistema de impermeabilização pode ser rígido, moldado in loco ou pré-fabricado. O sistema rígido é feito com argamassas poliméricas, ou seja, que recebem adição de resinas em sua fórmula. O moldado in loco pode ser aplicado a quente, como o asfalto, ou a frio, como as emulsões e soluções cimentícias, acrílicas e asfálticas. O pré-fabricado consiste de mantas butílicas, asfálticas e asfálticas de alto desempenho. O mercado oferece mantas com acabamento como alumínio, ardósia e poliéster pintável, além das anti-raízes (tratadas com herbicidas para resistir ao desenvolvimento da planta). Existem mantas específicas para uso em piscinas e as isolantes, revestidas com um filme de alumínio que refletem a radiação solar colaborando no conforto término do ambiente.

Implantação

Representação geométrica contendo a especificação das áreas a serem construídas e também o posicionamento de elementos exteriores previstos em um terreno segundo o projeto de arquitetura, como quadras esportivas, praças e jardins.

Incorporação imobiliária

Ato ou efeito de empreender um projeto imobiliário a partir da comercialização de unidades autônomas (como apartamentos) já prontas de um condomínio, ou na planta, sob compromisso de entrega em condições e datas previstas em contrato.

Insolação

Radiação solar que incide sobre uma superfície ou em um ambiente.

International Style

Estilo arquitetônico desenvolvido nas décadas de 1920 e 1930 na Europa e Estados Unidos, foi dominante nos anos de 1950 e até hoje ainda exerce grande influência no projeto de edifícios altos de escritórios. Suas principais características são o uso de estruturas leves de aço e concreto reforçado, cortinas de vidro. Exemplos do International Style são os edifícios Lake Shore Drive Apartments (1949?51), em Chicago, EUA, de Mies van der Rohe, e o Seagram Building (1958), em Nova York, EUA, de Mies e Phillip Johnson.

Isolamento acústico

Tratamento feito em forros, paredes, portas e janelas para absorver os ruídos em um ambiente, tornando-o mais silencioso, ou para evitar a propagação de ruídos para fora dele.

Isolamento térmico

Tratamento feito em forros, paredes e janelas para bloquear ou diminuir a propagação de calor ou frio entre ambientes.

Anterior Próxima


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos