Topo

Belo e brutal: exposição celebra arquitetura do pós-guerra

Wildwood, de Richard Horden. Nos anos 1960, os arquitetos experimentavam nos projetos das casas - James O Davies/ English Heritage/ BBC
Wildwood, de Richard Horden. Nos anos 1960, os arquitetos experimentavam nos projetos das casas Imagem: James O Davies/ English Heritage/ BBC

Da BBC

31/10/2013 16h58

Para celebrar a arquitetura do pós-Guerra, o English Heritage, órgão público responsável por proteger e promover o patrimônio histórico da Inglaterra, selecionou ícones de prédios públicos e casas de concreto e vidro para a exposição "Brutal and Beautiful: Saving the 20th Century" (Brutal e Belo: Salvando o Século 20, em tradução livre).

Há cerca de meio milhão de edifícios tombados na Inglaterra, mas apenas uma pequena fração destes foram construídos depois de 1945. Normalmente, um edifício precisa ter 30 anos de idade para ser tombado, por isso, foi apenas em 1987 que a primeira construção do pós-Guerra ganhou o status de "protegida".

Entre os projetos arquitetônicos selecionados para a exposição estão a antiga sede do diário "Financial Times", uma garagem de ônibus, uma estação rodoviária e uma casa modernista típica dos anos 1950. A exposição "Brutal and Beautiful: Saving the 20th Century" acontece no Wellington Arch em Londres, até 24 de novembro de 2013.