Topo

Veja como é feita a estrutura do telhado

Da Redação

04/06/2010 08h00

Todos queremos um telhado sobre as nossas cabeças. Mas como deve ser esse telhado? Existem muitas variações de desenhos e opções de acabamento para construir o que é considerado por alguns como a quinta fachada do edifício.

Mostramos abaixo um esquema básico de construção de um telhado, tipo de cobertura composta por uma estrutura de sustentação - o madeiramento -, e um sistema de fechamento formado por telhas.

  • Arte / UOL

A construção começa com as tesouras, a estrutura triangular que vence o vão transversal da construção e são dispostas nas extremidades do telhado. Em seguida são colocadas as terças, vigas de grandes dimensões que vencem o vão longitudinal da construção, entre as tesouras.

O próximo passo é colocar os caibros, peças mais esbeltas dispostas no sentido oposto ao das terças. Com as ripas, que são instaladas a seguir, os caibros formam a trama.

As ripas são ainda mais esbeltas que os caibros e é necessário colocar uma para cada linha de telhas. Logo, o distanciamento entre as ripas vai depender do tamanho da telha utilizada como cobertura.