Topo

Maquete e perspectivas do Museu do Amanhã estão em exposição no RJ

Perspectiva do Museu do Amanhã, projetado por Santiago Calatrava - Divulgação
Perspectiva do Museu do Amanhã, projetado por Santiago Calatrava Imagem: Divulgação

Da Redação

16/12/2010 18h33

Até o dia 15 de fevereiro, a maquete do Museu do Amanhã -que começou a ser construído no Rio de Janeiro dia 1º de dezembro- pode ser vista de perto em uma exposição homônima inaugurada na quarta-feira (15/12). Além dela, mais 14 desenhos técnicos e perspectivas do projeto, criado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, também estão reunidos no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em Botafogo, no Rio de Janeiro.

O museu, que ocupará uma área de 12,5 mil m², faz parte do plano de revitalização da zona portuária da cidade e deve ser inaugurado no segundo semestre de 2012. Produzida em Zurique, onde funciona um dos escritórios de Calatrava, a maquete mostra detalhes do prédio e reproduz o movimento das enormes estruturas de captação de energia solar (o sistema muda de posição ao longo do dia).

A mostra exibe, ainda, uma projeção de cerca de 50 aquarelas pintadas pelo arquiteto durante a criação do museu, estudos recentes sobre o projeto e trechos da palestra ministrada por Calatrava em junho de 2010. Na ocasião, o arquiteto falou para estudantes dos cursos de Arquitetura de universidades cariocas e profissionais da área.

A curadoria da exposição "O Museu do Amanhã" é de Luiz Alberto Oliveira, físico e doutor em Cosmologia, e Leonel Kaz, também curador do Museu do Futebol e do Museu de Arte do Rio (MAR).

Serviço:
Exposição “O Museu do Amanhã”
Onde: Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Endereço: Rua São Clemente, 117, Botafogo, Rio de Janeiro
Quando: de 15 de dezembro de 2010 a 15 de fevereiro de 2011
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h
Entrada: gratuita