Topo

Artesanato e tecnologia dividem espaço em feira de decoração em São Paulo

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

19/02/2011 12h32

A edição de verão da ABIMAD (Feira Brasileira de Móveis e Acessórios para Decoração), que reuniu 157 expositores e foi exclusiva para profissionais da área –lojistas, arquitetos, decoradores e designers–, mostrou tendências ecléticas para essa nova temporada.

Estilos opostos apareceram com força total. O artesanato transitou ao lado da alta tecnologia; fibras naturais e sintéticas disputaram espaço nos revestimentos e estruturas; peças regionais, feitas com matéria-prima da terra, dividiram as prateleiras com as importadas; móveis de estilo clássico concorreram com os modernos e arrojados e, por fim, trabalhos de comunidades carentes ficaram lado a lado com os assinados por artistas renomados, como Alexandre Herchcovitch e Marcelo Rosenbaum.

Traços marcantes e estilo do bem

De toda a mostra, dois aspectos chamaram mais a atenção: o choque entre os móveis clássicos, pesados até, com cores sóbrias, lisas e estampas discretas e aqueles mais arrojados, resultado de alta tecnologia, como os de acrílico e policarbonato. Sem contar as cores: junto com o material e design irreverentes, vêm os tons vibrantes, cítricos, carmim, verde.

O segundo item relevante foi a predominância de trabalhos artesanais –principalmente os que envolvem costura e reciclagem– realizados por comunidades carentes de vários estados, sobretudo Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina. Tramas de fibras naturais, fuxico, flores de tecido, patchwork, bordados. Tudo com um capricho impecável, que torna o luxo mais elegante ainda. São dois sucessos: o da perfeição e acabamento, que nenhuma máquina é capaz de fazer, e da sustentabilidade social.

Como a feira é fechada para o público comum, o UOL Casa e Imóveis selecionou algumas peças, objetos e acessórios, que foram lançados no evento, com os respectivos contatos dos fabricantes e importadores, para o consumidor saber onde encontrar os itens para comprar.

Serviço
ABIMAD Verão –
Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração
Data: 16 a 19 de fevereiro 2011
Horário: das 10h às 19h
Local: Centro de Exposições Imigrantes, Rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP)
Entrada: Restrita a profissionais da área e lojistas
Informações: (11) 5505-1233 e 5103-3261