Topo

Tocha Olímpica tem 8 mil "furinhos" que representam seus carregadores

Protótipo da tocha olímpica para os jogos de 2012 em Londres - Geoff Caddick/AFP
Protótipo da tocha olímpica para os jogos de 2012 em Londres Imagem: Geoff Caddick/AFP

Da Redação

10/06/2011 15h47

Apresentado esta semana em Londres pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos - LOCOG de Londres, Sebastian Coe, o protótipo da Tocha Olímpica foi inspirado nas 8 mil pessoas que carregarão o objeto até que a Pira Olímpica seja acesa em 19 de maio de 2012 .

Cada um dos 8 mil furinhos representa as pessoas que levarão a tocha por 8 mil milhas, ou seja, 12.874 km. O fogo olímpico percorrerá seu trajeto em 70 dias, passando pelas mãos de cerca de 110 pessoas a cada 24 horas.

  • rotótipo da Tocha Olímpica para os jogos de 2012, em Londres
     

O desenho que dá forma à tocha é triangular e comprido e foi realizado pelos designers Edward Barber e Jay Osbergy. Segundo o site Dezeen, os designers são apaixonados pelos jogos e buscaram refletir o gosto dos londrinos pelos esportes olímpicos.

A tocha é fundamentada em quatro peças chave, sendo duas telas perfuradas - uma interna e outra externa - e dois moldes - inferior e superior - que sustentam as estruturas furadinhas.

Seu formato triangular indica os valores "respeito", "excelência" e "amizade" ou as três palavras motrizes das olimpíadas: mais rápido, mais alto e mais forte; bem como as três datas em que o Reino Unido sediou os jogos (1908; 1948 e 2012) ou os três estágios do trabalho segundo a visão dos evento em 2012: esporte, educação e cultura.

O objeto pesa 800g e mede 800mm, sua cor dourada remete ao brilho da chama olímpica.

Para carregar a tocha, serão escolhidas pessoas com histórias de realização pessoais ou que tenham contribuído para as comunidades onde a tocha passar. Ou seja, indivíduos com histórias inspiradoras.

O trajeto da tocha deve ter início Land's End, o ponto mais ocidental ao sul do Reino Unido. O objeto vai viajar para as ilhas de Outer Hebrides, no norte da Escócia, antes de terminar a jornada no parque olímpico, em 27 de julho.