Topo

Limpeza eficiente e sem risco: especialistas dão dicas de como "faxinar"

Produtos de limpeza facilitam nossas vidas, use conforme as instruções nos rótulos - Thinkstock
Produtos de limpeza facilitam nossas vidas, use conforme as instruções nos rótulos Imagem: Thinkstock

DAIANA DALFITO

Da Redação

14/07/2011 12h37

Na sua casa, assim como na minha, a poeira e a sujeira do dia-a-dia não somem por mágica. Você pode ter uma empregada doméstica ou tratar da faxina sozinho(a), mas em qualquer uma das opções os produtos de limpeza estão presentes.

Em todo lar, a "cesta básica da limpeza" é composta por sabão em pó, cera, multiuso, álcool, desinfetante, detergente, amaciante de roupas e água sanitária. Produtos sem glamour e aparentemente inofensivos, mas que podem acabar com um bom móvel ou uma boa roupa e até mesmo provocar problemas de saúde.

  • Shutterstock

    Use luvas e proteja suas mãos

Então, afinal, qual é a forma correta de fazer aquela faxina?

O professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Sérgio Colacioppo, garante que "a casa mais limpa não é a que se faz mais limpeza, mas a que menos se suja". Como nem sempre é  possível manter a poeira da soleira pra fora, Colacioppo aponta que remover a sujeira grossa e solta antes de lavar é um bom começo.

"Uma varrida no chão antes de lavar poupa sabão e detergente que custam dinheiro e ainda ajudam a livrar os mananciais dos resíduos dessas substâncias", concorda o professor de química da Universidade de Campinas (Unicamp), Dr. Fábio Augusto.

Cozinha sem "sujeira grossa"

Essa ideia de recolher a sujeira grossa pode ser aplicada também em outras situações. O professor do Instituto de Química da USP, Dr. Omar El Seoud lembra que é mais fácil limpar a superfície engordurada do fogão se, antes do pano ou esponja com detergente ou multiuso, usarmos um papel toalha seco para retirar a gordura “grossa”.

Ainda na cozinha, garante o professor, colaboramos com o meio ambiente e com a eficiência da lava-louças se os resíduos sólidos e líquidos forem removidos previamente. "Assim, usamos um ciclo de lavagem mais curto e a água que vai para o esgoto contém menos resíduos de comida. Esse cuidado também garante um mínimo de odor à máquina", comenta El Seoud.

Como nem tudo se resolve com vassoura, pá e pano seco, o UOL Casa e Imóveis separou dicas de como usar os produtos de limpeza em diversas situações, além de orientar sobre alguns riscos que o mau uso dessas substâncias químicas pode oferecer.