Topo

Hotel na África do Sul tem decoração inspirada por hangares e aviões

O Protea Hotel OR Tambo Airport, em Johannesburgo, África do Sul, tem decoração inspirada na aviação - Eduardo Vessoni/ UOL
O Protea Hotel OR Tambo Airport, em Johannesburgo, África do Sul, tem decoração inspirada na aviação Imagem: Eduardo Vessoni/ UOL

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Johannesburgo

20/03/2012 19h47

Dizer que este hotel é uma extensão do aeroporto de Johannesburgo, a principal porta de entrada para a África do Sul, pode soar como clichê. Mas basta o hóspede largar as malas na recepção para se dar conta de que o clima inspirado pela aviação está, digamos, no ar.

Localizado em frente ao maior terminal aéreo sul-africano, em Kempton Park, o Protea Hotel OR Tambo Airport surpreende com um projeto de decoração que simula ambientes corriqueiros no mundo da aeronáutica como hangares e balcões de check in.

Asas e engrenagens

O edifício principal conta com uma estrutura que imita asas de avião "flutuando" sobre o telhado e que pode ser vista de longe até mesmo pelos passageiros que ainda se encontram no interior das aeronaves que pousam do outro lado da rodovia.

Construído como se fosse um hangar, o local possui móveis revestidos em aço cromado, pisos de concreto e um arrojado projeto decorativo que faz antigas peças mecânicas de aviões ganharem status de obra de arte. Sem contar o simulador de voo erguido próximo ao lounge bar do hotel, onde os hóspedes são convidados a arriscarem algumas peripécias aéreas.

Na área externa, o jardim em frente à pista de manobras do aeroporto e a piscina com autênticas boias salva-vidas encontradas em aviões são os destaques deste estabelecimento com 213 quartos divididos por categorias que variam de acordo com o conforto e serviços oferecidos.

Detalhes bem pensados

Ficou sem ar? Então a próxima parada deve ser o elevador, cujo teto abriga as tradicionais máscaras de oxigênio encontradas nas aeronaves e que, ainda bem, são raramente utilizadas.

O restaurante "The Warehouse" (armazém, em português) é mais do que um local para provar pratos inspirados por diversas culturas, é uma surpresa cenográfica onde o chão está revestido com mapas e cartas aeronáuticas, as rodas de avião fazem parte da ambientação e as peças mecânicas estão expostas sobre imensas caixas de madeira como as utilizadas no transporte de encomendas.

Bateu saudade do clima de aeroporto? Suba até os quartos, cujos corredores de acesso e as placas indicativas do número da unidade também fazem referência ao tema, abra a janela e, diante dos olhos, se abrirá o maior terminal aéreo da África do Sul. Dali, é possível observar de camarote o sobre e desce incessante de companhias aéreas de todo o mundo. Mas se o "passageiro" não quiser ver (muito menos ouvir aquela barulhenta movimentação), basta travar a janela antirruído e entregar-se à tranquilidade da primeira classe (só que com mais espaço disponível).

Serviço
Protea Hotel OR Tambo Airport
Telefone: (27) (11) 977-2600
Na internet: www.proteahotels.com