Topo

'Hotel das cores' em Bruxelas combina tonalidades a sensações em sua decoração

Fachada, corredor e bicicletas do Pantone Hotel, em Bruxelas, na Bélgica. Cores são a atração do projeto - Montagem UOL / Divulgação
Fachada, corredor e bicicletas do Pantone Hotel, em Bruxelas, na Bélgica. Cores são a atração do projeto Imagem: Montagem UOL / Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/04/2012 10h00

Um hotel em Bruxelas combinou as cores com as sensações despertadas por cada uma delas em sua decoração. O Pantone Hotel foi inaugurado em 2010 pela mesma empresa que dá nome ao empreendimento e que desenvolveu, em 1963, a escala de cores que hoje é muito usada na indústria gráfica.

Por fora, o prédio na capital belga exibe cores vibrantes em elementos de sua fachada, como sacadas e algumas vidraças. Nos interiores, o colorido foi aplicado na decoração, em contraste com o dominante fundo branco. O projeto do hotel é de autoria do designer de interiores Michel Penneman e do arquiteto Olivier Hannaert.

"Michel Penneman teve a ideia de falar com a [empresa] Pantone, nos EUA, para usar a marca", conta Cynthia Legrand, gerente do hotel em Bruxelas. "O lobby e a recepção têm um mix de cores, mas cada andar é concebido em um matiz específico. São oito pisos no total: azul, verde, roxo, amarelo, laranja, vermelho, marrom e, no terraço, cores misturadas", explica ela.

O curioso é que os 59 quartos disponíveis podem ser escolhidos de acordo com a tonalidade e o clima que cada uma gera - e que o hóspede quer vivenciar. O laranja incita uma atmosfera vibrante e intensa, já o amarelo cria um clima de conforto, enquanto o azul traz relaxamento e tranquilidade.

"Os clientes podem optar pela cor do quarto (quando há disponibilidade de escolha no momento do check-in) e, geralmente, escolhem de acordo com o humor que estão no dia", conta Cynthia.

Na decoração, não só paredes e móveis entram na brincadeira das tonalidades, objetos como canecas e potes também ajudam a compor os espaços, bem como as fotografias do belga Victor Levy, dispostas em alguns quartos. E se você quiser dar uma volta de bicicleta, por exemplo, há disponíveis unidades em diversas cores.

As diárias no hotel saem em torno de 180 euros (aproximadamente R$ 430). Segundo a gerente Cynthia Legrand, há planos de abrir o empreendimento em outras cidades e a próxima que deve receber o Pantone Hotel é Berlim.


Pantone Hotel
Onde:
1 Place Loix, 1060 - Bruxelas, Bélgica. Tel.: 32 2 541 48 98