Topo

Proteja móveis e portas de madeira do ataque de cães e gatos

Seu cãozinho tem roído os móveis de madeira da sua casa? Veja dicas de como solucionar o problema - Getty Images
Seu cãozinho tem roído os móveis de madeira da sua casa? Veja dicas de como solucionar o problema Imagem: Getty Images

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 07h00

Seja por carência ou por instinto, a madeira dos móveis e portas acaba sendo alvo fácil para os animais domésticos. Tanto o cão quanto o gato podem danificar o material arranhando, mordendo ou fazendo xixi.

  • Getty Images

    Em casa, coloque arranhadores para os gatos

O estrago é proporcional à frequência com que o material é agredido. É possível prevenir ou reparar (em maior ou menor grau), mas tudo depende se o revestimento é tinta esmalte, verniz ou stain.

A urina com o tempo provoca manchas e retira o acabamento das peças, assim como arranhões e mordidas. Em todos os casos, vale uma lixada e algum retoque. “Não existe um produto definitivo, é preciso manutenção constante para conservar a mobília”, diz Sandra Martins, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.

Caso o móvel seja da cor natural da madeira, o verniz impregnante, tipo stain, é o mais indicado para manutenção. Ele aumenta a resistência da superfície e tem propriedades fungicidas e hidrorepelentes.

Outra ideia é revestir portas e móveis com protetores feitos de material resistente, que possam ser parafusados ou encaixados. “Por exemplo, painéis de plástico, fórmica ou uma barra cromada em aço. Nesse caso, é importante criar um estilo que combine com o ambiente e possa ser trocado regularmente”, completa a professora.