Topo

Laranjeira precisa de pleno sol para dar frutos: veja como cultivá-la

A laranjeira frutifica praticamente ao longo do ano todo, porém mais intensamente de abril a setembro - Getty Images
A laranjeira frutifica praticamente ao longo do ano todo, porém mais intensamente de abril a setembro Imagem: Getty Images

Ledy Valporto Leal

Do UOL, em São Paulo

13/07/2012 07h25

Árvore tão simples e até comum, a laranjeira tem uma beleza imensa em suas folhas e flores brancas e, principalmente, em seus frutos. A árvore frutifica praticamente ao longo do ano todo, porém mais intensamente de abril a setembro.

Os frutos - as laranjas - são consumidos in natura, em sucos ou em preparações culinárias, como em bolos, caldas, geleias, chás, compotas, licores, sorvetes e uma infinidade de outras sobremesas. Sua polpa é saborosa também em pratos salgados, como em molhos para aves, peixes e carnes vermelhas.

Os óleos essenciais de laranja, extraídos principalmente da casca, tem ampla utilização na indústria de perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e aromaterapia, com propriedades calmantes a antidepressivas. As propriedades medicinais das laranjas são de eficácia reconhecida - além de antiespasmódica, sedativa e digestiva, a laranja ganhou fama pela enorme quantidade de vitamina C que contém.