Topo

Pisos cerâmicos, porcelanatos e pedras: veja dicas de como mantê-los limpos e bonitos

A lavagem de pisos "frios" como pedras, cerâmicas e porcelanatos deve ser feita com detergentes neutros - Getty Images
A lavagem de pisos "frios" como pedras, cerâmicas e porcelanatos deve ser feita com detergentes neutros Imagem: Getty Images

Simone Sayegh

Do UOL, em São Paulo

25/07/2012 07h06

Piso limpo é sinônimo de beleza e casa bem cuidada, mas também pode ser motivo de dor de cabeça para o consumidor. Afinal, como limpar pedras, cerâmicas e porcelanatos sem agredi-los? Vale tudo na hora tirar aquela mancha difícil, ou existem produtos mais adequados para cada situação?

Uma coisa é certa, a melhor solução nem sempre é aquela ao alcance das mãos, ali, na despensa: ácidos, água sanitária e cloro são produtos proibidos quando se fala na limpeza de qualquer tipo de piso, pois tiram o brilho das superfícies.

 “Limpa-pedras nem pensar, o produto contém ácido muriático e é recomendado apenas para limpar superfícies que sofreram grandes sujidades, com aderência de massas de cimento ou concreto”, explica Ricardo Ribeiro, um dos diretores da Colar, empresa que comercializa produtos para limpeza e restauração de pisos.

Além desses produtos proibidos, a limpeza com álcool e com desinfetantes comuns também sofre restrições. O álcool é um solvente que pode transferir pigmento de outras superfícies para o piso – como o pano -, e causar manchas difíceis de retirar. Porém, se o aplicador estiver bem limpo, o produto pode ser usado para retirar manchas pontuais em pedras, cerâmicas e porcelanatos.

Por sua vez, os desinfetantes abrem os poros da camada superficial dos pisos ditos frios, que acabam absorvendo mais sujeira do que deveriam. Resultado: o chão torna-se cada vez mais difícil de limpar.

  • Getty Images

    Porcelanatos e outros pisos "frios" devem ser limpos com água e detergentes neutros

Mas então, como limpar?

No entanto, apesar de tanta restrições, a regra básica da limpeza eficiente é muito mais simples do que se imagina: uma simples aplicação de rodo e pano úmido. “Todos os materiais, cada um a seu tempo, sofrem deterioração em contato com a água, daí vale sempre a regra do uso comedido”, explica o pesquisador do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Eduardo Brandau Quitete.

“É muito comum a lavagem do piso interno como se fosse o quintal de casa, principalmente se for de pedras polidas”, o que, adverte o pesquisador, "não é o mais adequado". Quando se faz necessária a higienização profunda, o recomendável é aplicar apenas detergente neutro diluído em água. Essa medida é aceitável para todos os tipos de piso: cerâmicas, porcelanatos e pedras.

“Pode até ser detergente de louça, mas o ideal é que seja um detergente específico para o tipo de piso em questão, porque, além de render muito mais, possui formulação adequada para a limpeza desse tipo de superfície”, explica Ribeiro.

Segundo o empresário, existem detergentes neutros específicos para pedras, cerâmicas e porcelanatos. Esses produtos estão a venda em home centers, casas especializadas em limpeza, supermercados e até pela internet. Mas dois cuidados são necessários. Primeiro, certificar-se quanto às indicações antes de comprar e seguir as instruções. “São grandes os erros cometidos na hora da compra pela falta de leitura das indicações de uso e instruções dos produtos”, diz.

Exemplo de erro comum é a compra de decerantes ou removedores de cera para mármores e granitos. O produto é alcalino, mas, no mármore, que é menos resistente do que o granito, ele abre os poros e deixa a pedra mais suscetível às sujidades. De toda forma, observar as instruções não basta, é necessário que o consumidor compre e empregue apenas produtos regulamentados.