Topo

Livro reúne exemplos do design brasileiro contemporâneo

Banquinho Bate-Papo, com desenho de Flávia Pagotti Silva,  faz parte do livro de design - Divulgação
Banquinho Bate-Papo, com desenho de Flávia Pagotti Silva, faz parte do livro de design Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/08/2012 07h13

A ser lançada neste sábado (11), durante a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a terceira edição de “Um Olhar sobre o Design Brasileiro” promete uma atualização e ampliação do que foi visto nos volumes anteriores, editados em 2002 e 2005.

Na obra-catálogo de 304 páginas, mais de 600 ilustrações e textos que abrangem a criação brasileira em diversas áreas do design: mobiliário e objetos, indumentária, joias, gráfico e publicitário, têxtil e embalagens.


Entre as obras voltadas ao universo do morar, projetos icônicos ganham destaque, caso da cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e da poltrona Mole, assinada por Sérgio Rodrigues; mas fica claro que o design brasileiro contemporâneo tem tanta importância criativa quanto os clássicos.

Nomes como o dos irmãos Campana, conhecidos do grande público, se misturam a outros de menor fama, mas igualmente inventivos seja no feitio de peças industriais ou no artesanato puro. O livro busca, segundo o texto introdutório da autora Joice Joppert Leal, ajudar a divulgar o desenho de produtos que se aproveitam da “diversidade cultural e [da] valorização do patrimônio tangível e intangível” brasileiro.

Serviço

“Um Olhar sobre o Design Brasileiro” – Reedição (3ª edição)
Autora: Joice Joppert Leal
Editora: Senai – SP Editora
Número de páginas: 304
Preço: R$ 98