Topo

Favorita de decoradores e clientes, poltrona Egg ganha exposição por seu 50º aniversário

A poltrona Egg, de Arne Jacobsen, faz 50 anos e ganha versões com acabamento em patchwork  - Divulgação/Montagem
A poltrona Egg, de Arne Jacobsen, faz 50 anos e ganha versões com acabamento em patchwork Imagem: Divulgação/Montagem

Do UOL, em São Paulo

31/08/2012 08h00

A poltrona Egg, criação do designer dinamarquês Arne Jacobsen, faz 50 anos e ganha novas versões elaboradas pelo artista (também dinamarquês) Tal R. Os exemplares assinados serão expostos em São Paulo, no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), de 31 agosto a 23 de setembro de 2012.

Iguais, mas diferentes

As cadeiras foram revestidas pelo patchwork criado pelo artista, que é professor da Academia de Artes de Dusseldorf , na Alemanha. O trabalho é fruto de tecidos coletados em diversos lugares do mundo, como Istambul, Berlim e Nova Iorque, além de lojas de mobiliário vintage da Dinamarca e de roupas de trabalhadores rurais de Israel.

O designer quis contar histórias por meio de cada patchwork e do material com o qual foram confeccionados e, assim, criar trabalhos únicos.

Ovos

O nome Egg -ovo, em inglês- dado por Jacobsen, inspirou Tal R a nomear seu trabalho sob uma abordagem freudiana, uma vez que o ovo é também um símbolo das forças da reprodução e da habilidade de criar novas vidas. Assim, Martha (esposa de Freud), Adler (amigo próximo, médico e psicólogo de Freud) e Ego são algumas denominações escolhidas.

Serviço – Exposição Egg Chair e Tal R
Onde:
MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) -
Avenida Europa, 218, Jardim Europa – São Paulo/SP
Quando: de 31 agosto a 23 de setembro de 2012
Entrada gratuita