Topo

Veja como remover o mofo de móveis e cortinas e aprenda a se prevenir contra esses fungos

Os ambientes úmidos, com infiltração em paredes, são propícios a ocorrência de mofo em móveis e cortinas - Getty Images
Os ambientes úmidos, com infiltração em paredes, são propícios a ocorrência de mofo em móveis e cortinas Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

02/09/2012 10h41

Nomes populares dados a algumas espécies de fungos, o bolor ou mofo aparece nos tecidos ou madeiras de móveis em ambientes com pouca insolação e arejamento. Os fungos, decompositores de matéria orgânica, se instalam em qualquer lugar que seja potencial fonte de alimento e os ajude a procriar.

Nos móveis e cortinas, as causas podem ser infiltrações nas paredes próximas, escassez de iluminação natural nos ambientes e roupas guardadas úmidas dentro dos armários. Para a consultora de organização pessoal, Ana Afonso, os tecidos e estofados que retêm sujidades, resíduos e umidade são bastante propícios ao mofo.

As cortinas também tendem a abrigar estes microorganismos quando permanecem muito tempo fechadas, sem higienização e sem remoção do pó do ambiente. Quanto à ocorrência em móveis, fique bem atento: a "personal organizer" da empresa Organize sua Vida - OZ!, Vera Corradi, explica que se o fungo não for retirado em um tempo hábil, antes da impregnar na estrutura da madeira, o material pode apodrecer, o que reduz as condições de restauro.

Nestes casos, em que o bolor ou mofo se instalou nos veios da madeira, a remoção por um processo de raspagem pode não ser suficiente. Procure um marceneiro para uma avaliação ou consulte o fabricante do móvel. Por isso, se constatar fungos nos móveis e cortinas, não deixe de limpá-los imediatamente.